Extreme XL Lagares – Recap, Lettenbicheler: “Isto não é Hard Enduro”
Apesar do formato Endurocross não fazer parte da zona de conforto habitual de Manuel Lettenbichler, o piloto da KTM 300 EXC TPI deu o seu melhor durante os dois dias de corrida em Portugal, sendo o único piloto a quebrar o domínio da Husqvarna, ao vencer a última corrida de domingo.
Originalmente programada para incluir três corridas diferentes – uma Endurocross, Prologue, e Main Race – a corrida deste ano do Extreme XL Lagares teve de ser drasticamente reduzida para apenas uma sessão de qualificação de Endurocross no sábado, seguida de três finais de Endurocross para a classe profissional no domingo. Com a forte chuva a ter um impacto extremamente negativo nos procedimentos para o domingo, foi tomada a decisão de não atribuir pontos para o Campeonato do Mundo FIM Hard Enduro, mas que a prova continuaria.
Qualificando-se num impressionante quinto lugar, apesar de já enfrentado várias provas de SuperEnduro, Mani entrou no programa de três corridas de domingo, confiante e ansioso por mostrar o que podia fazer. A chuva intensa da noite para o domingo transformou grande parte do curso já técnico num banho de lama, mas as condições mais duras que se adequam a Lettenbichler jogaram a favor do piloto da KTM Racing Factory.
Reclamando o oitavo lugar na primeira prova, Mani lutou duramente na segunda, liderando os dois primeiros terços da prova de 20 minutos mais uma volta antes de descer para segundo. Consistente, o jovem alemão conseguiu aguentar o pelotão de perseguição para terminar em segundo. Na terceiro e última corrida, Mani fez uma grande largada, assumindo a liderança, em torno da pista agora extremamente molhada e cortada. Apesar de ter sido fortemente pressionado pelos pilotos atrás, o campeão de 2019 WESS foi capaz de segurar a sua coragem e levar a sua vantagem para a bandeira axadrezada, levando a vitória por 15 segundos e garantindo o segundo lugar no conjunto das três corridas de domingo.
Manuel Lettenbichler
“Fiquei super contente por ocupar o segundo lugar, especialmente nestas condições. Foi muito duro, mas estou contente por termos conseguido o nosso objetivo. Penso que os organizadores e o promotor tomaram uma boa decisão de eliminar os pontos, porque este tipo de corrida não é o que o campeonato é – Hard Enduro é um desporto diferente. Todos fizeram um bom trabalho para manter a bola a rolar com todas as restrições e mudanças que tinham de ocorrer e continuou a ser um bom evento, mas super lamacento”.
Classificação final
1. Billy Bolt (GBR), Husqvarna, 57 points
2. Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 45 pts
3. Graham Jarvis (GBR), Husqvarna, 39 pts
4. Wade Young (RSA), Sherco, 37 pts
5. Alfredo Gomez (ESP), Husqvarna, 35 pts
6. Dominik Olszowy (POL), KTM, 31 pts
0 comentários