FIM apresenta a Taça do Mundo E-Xplorer
A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) rege algumas das mais prestigiadas corridas de motos do mundo. Do MotoGP ao Campeonato do Mundo de Enduro, do Campeonato do Mundo de Superbike (WSBK) ao MXGP, o órgão regulador internacional define a referência para a indústria.
Entre as séries de corrida da FIM, a MotoE é o único campeonato de motociclismo de estrada totalmente elétrico. No mundo offroad, a Copa do Mundo de E-Bike Enduro sancionada pela FIM, a Copa do Mundo de E-XBike e a Copa do Mundo de Trial-E também avançaram. Agora, a FIM adicionará outra série de corridas off-road elétricas: a Taça do Mundo E-Xplorer.
Com lançamento previsto para 2022, a Taça do Mundo E-Xplorer terá cinco eventos em ambientes urbanos e naturais ao redor do globo. Com locais provisórios nos EUA e na Suíça, os participantes enfrentarão diversos terrenos e condições ao longo da temporada. O campo de 20 pilotos será composto por 10 equipes, cada uma competindo com um piloto masculino e um feminino. A FIM também limitará as competições a motos offroad com um motor 100% elétrico e peso máximo de 130 kg.
“Vimos a tendência crescente para as corridas elétricas e a fusão de desporto e sustentabilidade, então, para nós, o próximo passo é expandir isso para o motociclismo”, disse o CEO da E-Xplorer, Valentin Guyonnet. “Além de criar uma plataforma para testar a tecnologia de duas rodas elétricas, queremos desafiar a percepção atual das motos e dos seus pilotos para estimular a próxima geração e apresentar uma solução global de e-mobilidade que não se limite apenas aos carros.”
As corridas de confronto direto e contra o relógio permitirão que os fabricantes de motos elétricas exibam os seus atuais modelos de produção off-road. Enquanto o programa de testes já está em andamento, as imagens do site da FIM sugerem que a KTM Freeride E-XC, CAKE Kalk e Electric Motion Escape estão também em andamento.
No entanto, teremos que esperar que a FIM confirme as listas oficiais dos construtores e das equipas nos próximos meses.
0 comentários