Novos modelos Sherco 2021
A Sherco lançou a nova gama de modelos Enduro Racing e Enduro Factory 2021, com foco em motores mais leves e mais potentes e até mesmo uma atualização para reduzir o ‘arm pump’ na pilotagem.
Em primeiro lugar, é no campo da estética, que desde logo sobressai uma clara diferença para as motos do último ano. Claramente, a Sherco tomou a opção de unificar o aspeto exterior, plásticos e cores, de ambas as suas gamas para offroad, Racing e Factory. É agora bastante mais difícil distingui-las num primeiro olhar, tanto que só numa apreciação pormenorizada percebemos diferenças, na forquilha dianteira (WP XPLOR para os modelos Racing e Kayaba – KYB para os modelos Factory) e nos plásticos de proteção quadro (pretos nas Racing e azul nas Factory).
Este é um pequeno pormenor que não escapa a quem conheça bem as Sherco, mas que pode ser entendido como um primeiro aviso para as várias alterações que certamente vão resultar em várias mudanças no comportamento dinâmico.
2021: UM ANO IMPORTANTE PARA A SHERCO
Aquilo que nos chega da cidade francesa de Nimes e da sede da Sherco, é uma mensagem forte para 2021. Apesar do clima atual em todo o mundo, a Sherco pode agora olhar para uma rede de concessionários espalhada por 67 países e em crescimento – a China será a próxima paragem!
Em 2020, a empresa familiar também viu avanços significativos no seu pedigree de corrida com a FactoryONE Sherco nos EUA. Os pódios no GNCC dos irmãos Baylor e a participação bem sucedida de Cody Webb nas provas americanas, foram grandes conquistas. E além disso, a marca também está no topo dos sucessos em EnduroGP e Extreme Enduro com Hamish MacDonald, Matteo Cavallo, Theo Espinasse, Mario Roman e Wade Young, respectivamente.
A fábrica em França está a funcionar em pleno e os responsáveis da empresa esperam que 2021 seja o maior ano da história da empresa, atualmente a completar 25 anos de existência.
A GAMA OFFROAD DO PRÓXIMO ANO
Mais uma vez, as motos de todo-o-terreno estão divididas em duas gamas: a linha básica “Racing” e a linha de motos de especificação superior “Factory”. Ambas incluem uma 125 de dois tempos (a 125SE), uma 250 de dois tempos (250SE) e uma 300 de dois tempos (300SE). Os modelos quatro tempos propostos são a 250SEF, 300SEF, 450SEF e 500SEF. Eis as novidades ao pormenor.
Destaques da atualização na gama Sherco Enduro:
Motor 1,2 kg mais leve (250/300 SE)
Balanceiros de equilíbrio anti-vibração (250/300 SE)
Cabeça do cilindro com compressão inferior (250/300 SE)
Ponteiras de escape Akrapovic em titânio para os modelos 4T Factory
Nova unidade de controlo da bobina de ignição, que melhora a intensidade e a durabilidade das velas de ignição (250/300 SE)
Sensor de inclinação (250/300 SEF)
Novo rolamento inferior da biela para ajudar a reduzir o estancamento (250/300 SEF)
Novo desenho do cárter (250/300 SEF)
Câmara de combustão de baixa compressão (300 SEF)
Novo perfil da árvore de cames de admissão e escape (300 SEF)
MELHORAMENTOS NOS MOTORES 250/300 A 2 TEMPOS
A poupança de peso por grosso nos modelos 250 e 300 SE, de 1,2 kg, é um facto impressionante no material de imprensa a que tivemos acesso. Esta redução foi conseguida através de uma transmissão 50% mais leve e de um eixo, de um seletor de marchas mais leve, de uma embraiagem redesenhada e de uma nova cabeça de cilindro. Essa cabeça de cilindro também tem uma taxa de compressão mais baixa, que a Sherco afirma ter sido desenvolvida pelas suas equipas de competição, resultando em rpm mais altas sem perder nenhum desempenho a baixos regimes.
Também com o objetivo firme de reduzir as vibrações e, segundo a marca, de ajudar significativamente à redução do fenómeno de pomp-arm (problema físico habitual nos braços dos pilotos de motocross) durante a condução, os motores a dois tempos 2021 250 e 300 SE apresentam um equilibrador anti-vibração (mostrado na parte inferior esquerda, em amarelo).
As duas SE de maior cilindrada a dois tempos têm também mecanismos de selecção de caixa de velocidades melhorados, novas relações de transmissão e são mais leves em cerca de 600 gramas. A Sherco diz que o eixo de transmissão secundário e o eixo de saída da caixa de velocidades estão agora, de facto, normalizados em todos os modelos SE.
Uma nova unidade de controlo da bobina de ignição Athena melhora a intensidade e a durabilidade das velas de ignição também nos modelos 250/300 SE. Isto funciona em conjunto com os dois mapas de ignição, duro e macio no interruptor do guiador, que oferece aos pilotos uma diferença de cinco cavalos, dependendo do terreno.
Em geral, é uma mudança impressionante nos modelos 250 e 300 ter mais potência, melhor fornecimento de energia e mais de um quilo a menos de peso.
O FOCO NAS 4 TEMPOS
A Sherco tem trabalhado arduamente dentro dos motores a quatro tempos para “prolongar consideravelmente a vida útil do motor, reduzir o ruído do motor e libertar mais potência a rotações mais elevadas”, diz a Sherco. O que mudou? Um novo rolamento inferior da biela que é agora um rolamento liso para 2021 (antes era um rolamento de rolos). Há também uma nova biela que ajuda a reduzir o atrito, o que, por sua vez, significa uma ligeira mudança nas caixas do motor para se adaptar e permitir uma melhor circulação de óleo no interior do motor.
Olhando através da lista de mudanças de pormenor dentro dos motores a quatro tempos, podemos também ver que o eixo de compensação tem um diâmetro menor para 2021, reduzindo ainda mais o peso internamente e a massa em rotação.
Tal como os motores 250 e 300 dois tempos, a SEF 300 também tem uma nova câmara de combustão com menor compressão para tornar a resposta do motor mais suave. Novos perfis de admissão e escape da árvore de cames, redesenhados para a cambota actualizada, afirmam melhorar o desempenho, a eficiência e aumentar a potência em rotações mais elevadas.
Uma adição interessante para os modelos de quatro tempos 250 e 300 SEF é um sensor de inclinação sob o banco. O objectivo é que o motor se desligue em caso de queda para “proteger os transeuntes, o condutor e a mecânica”. Será interessante ver como isto funciona na realidade nos enduros mais extremos.
SISTEMA DE ESCAPE AKRAPOVIC TITANIUM
Como se tudo isto não fosse suficiente, os modelos 2021 250 e 300 SEF 4T obtêm da Akrapovic os sistemas de escape de última geração da fábrica. O sistema completo de titânio, montado de série nos modelos Sherco Racing, melhora o desempenho das rotações, mas reduz os níveis de ruído nas verificações do sonómetro, diz a Sherco.
NÃO FORAM ESQUECIDOS OS MOTORES 125 e 450/500
Embora os modelos mais vendidos da gama Sherco tenham aparentemente recebido mais atenção em 2021, os modelos 450, 500 e 125 não foram esquecidos nesta atualização. O motor 450/500 SEF tem uma série de novas rodas dentadas e engrenagens no interior (pinhão equilibrador anti-vibração, pinhão de arranque, engrenagem da bomba de óleo) para reduzir o peso sem reduzir a fiabilidade.
No interior do motor 125 SE, a moto que ganhou o Campeonato do Mundo de Enduro Juvenil nas mãos de Hamish MacDonald em 2019, a Sherco actualizou a montagem da cambota para os modelos 2021 afim de melhorar a fiabilidade.
A tudo isto se somam as alterações de detalhe no exterior das motos, tanto na linha Racing como na linha Factory. Novos gráficos, e agora pneus Michelin, que vêm de serie em toda a gama.
A moto maior é apresentada tanto nas versões 450 como 500. O modelo Racing virá com suspensão WP XPLOR em ambas as extremidades. Há uma série de mudanças de motor que resultam numa significativa redução de peso para 2021.
A versão Factory das 450/500SEF foi melhorada com um escape Akrapovic e suspensão KYB. Tem também um pacote gráfico e uma cobertura de assento aprimorados.
As 250 e 300 SEF são as motos offroad de quatro tempos da marca com arranque eléctrico, injeção de combustível e caixas de seis velocidades. Diferem apenas em termos de cilindrada. A versão Racing vem com componentes de suspensão WP XPLOR, que são novos para 2021. Também são novas para 2021 a cambota aligeirada de rolamento plano, os cárteres também mais leves, a relação de compressão mais baixa do motor e o sensor de inclinação tip-over.
Os modelos de 250 e 300 SEF Factory têm todas as mesmas actualizações com a adição de um novo sistema de escape Akrapovic e suspensão KYB. O modelo Factory também recebe atualizações nos gráficos e na cobertura dos bancos.
A GAMA 2 TEMPOS PARA 2021
O pão com manteiga da linha Sherco continua a ser as suas dois tempos. Os modelos 250 e 300 são muito parecidos aos atuais, para além das cilindradas. Ambas têm válvulas de potência electrónicas, caixas de seis velocidades e arranque eléctrico, mas é no motor que incidem as maiores novidades para 2021.
A Sherco 300SE Factory é o modelo que Cody Webb conduz. A sua atualização inclui a suspensão KYB, um escape FMF, e gráficos de fábrica. Também recebe todos os upgrades do motor, incluindo o contra-balanceiro anti-vibrações.
A Sherco tem ainda na sua gama uma 125 disponível nas configurações Factory e Racing. A oitavo de litro do construtor francês tem uma cambota mais leve, entre outras atualizações para 2021.
VÍDEOS
0 comentários