Os vencedores do Enduro de Águeda
Não foram só as categorias Elite 1, Elite 2 e Open que competiram no Enduro de Águeda, sexta ronda do Campeonato Nacional de Enduro, que tiveram em Luís Oliveira e Luís Correia, este também com a vitória à geral, João Vivas os respetivos vencedores. Outras categorias também deram espetáculo em Águeda, numa prova marcada pelas elevadas temperaturas e o muito pó durante as especiais.
Em Verdes Absoluto, Manuel Moura levou a vitória para casa, naquele que foi o terceiro triunfo do ano para o piloto. Moura, que é o primeiro no campeonato, assumiu o comando em definitivo da prova no início da segunda volta, momento em que recuperou 13,3s a Gerson Pinto, que foi segundo e venceu a prova na categoria Verdes 1. Enquanto Moura juntou o triunfo na categoria Verdes Absoluto ao da categoria Verdes 2. Tomás Clemente completou o pódio. O piloto do Team Racespec, que havia competido na semana anterior no EnduroGP, obteve a terceira vitória do ano na Youth Cup, categoria onde lidera o campeonato.
Diogo Lopes conquistou a categoria Verdes 3 , num campeonato que é liderado por Rui Almeida, que em Águeda foi terceiro atrás de Filipe Conceição. Este ainda chegou a comandar a prova, no entanto os 17s cedidos na segunda passagem pela Extreme Test foram fatais para as suas aspirações.
Entre os Veteranos a vitória sorriu a Nuno Freitas, que assim repetiu o resultado alcançado em Souselas. Freitas travou um interessante batalha com o segundo classificado Albano Mouta, conseguindo agarrar o primeiro lugar em definitivo no início da terceira e última volta a um percurso de 50 quilómetros composto pelas habituais três especiais (Extreme, Cross e Enduro Test). Apesar de não ter vencido, Albano Mouta continua a liderar o campeonato dos Veteranos com um magro ponto de vantagem sobre Nuno Freitas.
Nos Super Veteranos foi Fernando Teixeira a ditar a sua lei. Teixeira liderou a prova de Águeda do princípio ao fim e manteve a invencibilidade esta época. Fernando Sousa foi segundo após ter ultrapassado o terceiro, Rui Costa na última especial da competição.
Na categoria Senhoras, a campeã Nacional Rita Vieira continua a dominar, somando o quinto triunfo do ano. A piloto portuguesa, que comanda esta categoria, deixou a segunda classificada Flávio Rolo a 5m09s. Sofia Porfírio foi terceira. Por fim na Enduro Cup, Nuno Barradas regressou ao lugar mais alto do pódio. Barradas que é primeira nesta classe superiorizou-se a João Pedro Silva e Francisco Alvoeiro.
Com duas provas duplas ainda por realizar, o campeonato tem agora a sua habitual paragem estival, regressando em setembro com o Enduro da Lousã, que tal como a prova de fecho do campeonato agendada para Alcanena terá dois dias de duração, o que deixa todas as contas do campeonato totalmente em aberto.
0 comentários