Porto Extreme XL Lagares: Parada de estrelas em edição histórica
É já amanhã que arranca a 14ª edição da Porto Extreme XL Lagares, a mais prestigiada prova de extreme enduro que é realizada anualmente no nosso país. Durante os próximos três dias o norte de Portugal será o centro nevrálgico da especialidade em termos mundiais num ano histórico.
Isto porque o evento organizado de forma brilhante pela ‘Melícias Team’ será a prova inaugural da World Enduro Super Series. Composta, por sete eventos, maioritariamente por provas de hard enduro esta nova competição inclui também no seu programa eventos de cross country, corridas na praia e enduro mais tradicional. Como diz o comunicado oficial de apresentação da World Enduro Super Series estamos perante um “campeonato global de enduro” que pretende encontrar o “Ultimate Enduro Rider”.
Assim teremos em Portugal os melhores pilotos do mundo de hard e extreme enduro que chegam com as suas equipas oficiais, nomeadamente a KTM e a Husqvarna, marcas que apostam forte neste campeonato depois de abandonarem o Mundial de Enduro (EnduroGP).
Analisando a lista de inscritos, no que diz respeito à categoria Pro (principal em competição), teremos em Portugal a nata da nata dos pilotos, pelo que melhor é impossível.
Começando pela KTM, a equipa laranja vem ao nosso país com um alinhamento de luxo. Jonny Walker, segundo classificado em 2017, que terá ao seu lado a companhia de Cody Webb, atual campeão do mundo de Super Enduro, o lendário Taddy Blasuziak (seis vezes campeão do mundo de Super Enduro) e ainda Nathan Watson e Josep Garcia, pilotos que chegam provenientes do enduro pelo que a expectativa é muita para ver o que podem fazer numa outra disciplina. Ainda com motos de Mattighofen teremos o experiente Paul Bolton e Manuel Lettenbichler, pilotos que podem também brilhar.
Na ‘prima’ Husqvarna a réplica promete ser de nível. Não está o lesionado e antigo vencedor Alfredo Gomez, mas temos de contar com o lendário Graham Jarvis, talvez o grande favorito à vitória. Ao seu lado o britânico tem Colton Haaker, bicampeão do mundo de Super Enduro, e ainda Billy Bolt, piloto que cada vez mais tem o seu lugar nestas provas.
Passando para a Sherco, esta tem a responsabilidade de defender a vitória alcançada o ano passado. Triunfo esse que foi conquistado pelo sul-africano Wade Young. Ainda de azul teremos Mario Roman, um piloto que é sempre muito regular.
Depois há que contar com nomes mais secundários, mas que estão dispostos a brilhar. Falamos de Travis Teasdale, agora na Beta, Lars Enöckl, que deixou a KTM e está na Gas Gas, Pol Tarrés, Blake Gutzeit e Kevin Gallas, que é o novo campeão do mundo Júnior de Super Enduro.
Quanto a portugueses são quatros os inscritos na categoria Pro. Diogo Vieira e Nuno Pereira são os nomes mais conhecidos nestas andanças, até porque têm marcado, de forma regular, presença em algumas das mais conhecidas provas de hard e extreme enduro. O contingente luso será ainda composto por Joel Vieira e Bruno Freitas.
Que venha a corrida porque o espetáculo, esse está mais do que garantido!
0 comentários