ADAC MX Masters: Hat-trick de Herlings em Tensfeld

By on 14 Julho, 2024
ADAC MX Masters: Hat-trick de Herlings em Tensfeld thumbnail

Com vitórias expressivas em todas as 3 corridas, Jeffrey Herlings (KTM) venceu a 5ª ronda do ADAC MX Masters nas areias de Tensfeld. Max Nagl (Honda) conseguiu ampliar a liderança do campeonato em terceiro lugar.

Depois do piloto da Red Bull KTM , Jeffrey Herlings, vencer a corrida de sábado por mais de um minuto, o holandês continuou a sua demonstração de força nas duas corridas de domingo e venceu ambas as corridas com confiança e um desempenho dominante . Mas as partidas do holandês não correram bem.

“Não estou mais acostumado a largar sem grelha”, explicou ‘The Bullet’ . “Além disso o mapeamento do motor está definido para as partidas do Campeonato do Mundo e, claro, não funciona em piso solt aqui. Mas consegui avançar rapidamente em ambas as corridas.”

Na primeira corrida de domingo Herlings ganhou uma vantagem de 58 segundos sobre o resto do pelotão e dobrou todos os pilotos, incluindo o 9º classificado (Cornelius Toendel). Na segunda corrida a diferença para o segundo lugar era de 1:18 minutos e o holandês dobrou todos os pilotos até ao 8º lugar (Lukas Platt).

Max Nagl

O fim de semana de corrida em Tensfeld teve um início difícil para o líder do campeonato Max Nagl ( KMP Honda) : “Primeiro uma pedra ficou presa no caminho”, explicou Nagl . “Comecei a corrida com a configuração errada, o que foi um erro meu. Mas se não ganhas nos dias bons, ganhas nos dias maus. Ontem tentei tirar o máximo proveito disso. As coisas correram muito melhor no domingo.”

Na primeira corrida de domingo, Nagl travou um duelo com Maximilian Spies pelo segundo lugar atrás de Herlings . No início Spies avançou com muito esforço e venceu Nagl , mas o líder do campeonato não se deixou abalar, ultrapassou o piloto de Brandenburg a meio da corrida e ficou em segundo.

Após 5 voltas, Spies teve que seguir para as boxes, aparentemente foi um problema no amortecedor traseiro que o obrigou a desistir. Apesar do fracasso, Spies conseguiu melhorar na tabela depois de terminar em 4º e 3º nas duas primeiras corridas, porque as coisas não correram melhor para o anterior vice-campeão, Adam Sterry , em Tensfeld com os lugares 8, 14 e 7 da geral.

Atrás de Jeffrey Herlings, foi novamente Max Nagl, na decisiva terceira corrida, quem cruzou a linha de chegada em segundo lugar depois de mais de um minuto. Com o resultado de 10-2-2, o líder do campeonato não só subiu ao terceiro lugar do pódio , mas também conseguiu ampliar a vantagem no campeonato em Tensfeld de 90 para 108 pontos.

O convidado belga Brent van Doninck ( JM Honda) não teve uma boa partida, mas em todas as corridas subiu bem na classificação a partir do meio do pelotão. Com o resultado 3-4-3 , o titular do Campeonato Mundial ficou em segundo lugar no pódio . Van Doninck viu a corrida como uma forma de avaliar a sua condição após uma fratura no fémur sofrida na abertura da temporada na Argentina. “A minha perna ainda está muito fraca”, explicou o belga. “Quero recomeçar o Campeonato Mundial na próxima semana em Loket e testar se consigo cobrir a distância da corrida em condições reais.”

Um tanto fora do radar dos acontecimentos, o piloto da Kosak KTM , Tom Koch, terminou em quarto lugar geral no final do dia, com um sólido resultado de 2-6-5.