AMA Motocross: Conseguirá Eli Tomac o seu 4.º título?
Começa este sábado, 15 de Agosto, o campeonato norte-americano de Motocross. Palco dos campeonatos amadores desde 1981, o rancho da cantora de música “country”, Loretta Lynn, recebe pela primeira vez uma prova do AMA MX.
Na classe 450, Eli Tomac tem de ser considerado o principal favorito. Campeão nos últimos três anos, o piloto da Kawasaki vai querer fazer a “dobradinha” em 2020, juntando o título de Motocross ao de Supercross conquistado em Maio.
Com a inesperada ausência de Ken Roczen, Marvin Musquin e Cooper Webb poderão ser os mais fortes opositores de Tomac. O francês ainda não competiu este ano – devido a uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo em Dezembro último – enquanto Webb vai querer “vingar-se” do ET3 por este lhe ter roubado a placa n.º 1 no AMA Supercross.
No entanto, há outros pilotos com experiência suficiente para lutar também por vitórias neste campeonato: Blake Baggett, Justin Barcia, Jason Anderson, Zach Osborne, Dean Wilson e Christian Craig.
E os “rookies”? Adam Cianciarulo e Chase Sexton têm todo o talento necessário mas resta saber se vai ter a “calma” necessária para tomar boas decisões ao longo do campeonato que terá 9 rondas. A não esquecer também a estreia de Max Anstie, o britânico que competiu no MXGP até ao ano passado.
Na classe 250, com a ascensão de Cianciarulo – o campeão de 2019 – são muitos os pretendentes ao título.
O mais regular nos últimos anos tem sido Justin Cooper. 3.º nos últimos dois anos, o piloto da Yamaha forma uma dupla de força na Star Racing Yamaha com Dylan Ferrandis.
Cooper já assinou por mais um ano com a equipa azul para a cilindrada 250 mas para Ferrandis esta deverá ser a sua última oportunidade para tentar a coroa de Motocross e juntá-la assim aos seus dois títulos de SX 250 Costa Oeste.
Mas se há piloto cujo currículo faz dele sempre um candidato, esse piloto é Jeremy Martin. Bi-campeão desta categoria em 2014 e 2015, o piloto da Honda vai querer o tri-campeonato.
Mas não é só em Martin que recaem as esperanças da marca da asa dourada. Os irmãos Hunter e Jett Lawrence são dois nomes a ter em conta e os australianos têm talento “para dar e vender”. Muita atenção a esta dupla!
Do lado da Pro Circuit Kawasaki, Cameron McAdoo é o único “sobrevivente” do campeonato de Supercross e o lendário Mitch Payton foi buscar dois ex-mundialistas para substituir os lesionados Austin Forkner e Garrett Marchbanks: Mitchell Harrison e Darian Sanayei.
A primeira manga de Loretta Lynn’s será às 20.00h (hora portuguesa). Acompanhe tudo aqui no Offroad Moto!
—
(Foto: Racer X/Facebook Eli Tomac)
Relacionados
Últimas
-
MXGP: Jago Geerts vai correr em Hawkstone Park
Jago Geerts, piloto da equipa Monster Energy Yamaha Factory MXGP,...
- Posted Dezembro 22, 2024
- 0
-
ADAC MX Masters 2025: Campeão Max Nagl muda para a Triumph
Depois de duas épocas de sucesso com a Honda, Max...
- Posted Dezembro 22, 2024
- 0
-
SuperEnduro +Vídeo: Os melhores momentos do arranque do mundial na Polónia
O Campeonato do Mundo de SuperEnduro arrancou no passado fim...
- Posted Dezembro 22, 2024
- 0
-
AMA Supercross: GASGAS Factory Racing aposta forte na nova temporada
A Rockstar Energy GASGAS Factory Racing está pronta para a...
- Posted Dezembro 21, 2024
- 0
-
Dakar 2025, Kevin Benavides: “Vou andar de forma inteligente para evitar lesões”
A caminho da 47ª edição do rali mais duro do...
- Posted Dezembro 21, 2024
- 0
-
Dakar 2025, Sebastian Buhler: “A nova moto está muito melhor”
Sebastian Bühler, nascido em Duisburg (Alemanha) mas a viver em...
- Posted Dezembro 21, 2024
- 0
-
Dakar 2025, Ricky Brabec: “Nesta edição eu sou o alvo”
Como vencedor do Dakar 2024, Ricky Brabec é a lebre...
- Posted Dezembro 21, 2024
- 0
0 comentários