AMA MX 450, EUA: Jett Lawrence campeão a duas rondas do final
Continuando um ano perfeito para a equipa Honda HRC, Jett Lawrence venceu as duas mangas em Unadilla no passado fim-de-semana, uma exibição que lhe rendeu a vitória geral e permitiu conquistar o Campeonato AMA Pro Motocross 450 de 2023 a duas rondas do final.
O australiano, que comemorou o seu 20º aniversário há apenas cinco dias, foi absolutamente dominante durante sua temporada de estreia na classe 450, vencendo todas as corridas até agora. A nona prova do Pro Motocross Championship da AMA Pro Racing, começou no sábado no terreno sagrado do icónico circuito de Unadilla, próximo de Nova York. Uma atmosfera de campeonato respirava-se, com a estrela em ascensão australiana na grelha de partida, numa prova onde era muito real a sua possibilidade de conquistar o título da classe 450 de forma permatura, logo no seu ano de estreia no AMA Pro Motocross.
Tendo vencido todas as provas até agora, Jett Lawrence aproveitou o momento para abrir a primeira manga da tarde, ficando no holeshot atrás do veterano estoniano Harri Kullas com a Yamaha e que fazia a sua estreia na categoria. Atrás deles, Garrett Marchbanks, da Muc-Off/FXR/ClubMX Yamaha, ficou em terceiro, com Chase Sexton, do Team Honda HRC, em quarto. Tanto Marchbanks quanto Sexton conseguiram bater Kullas no início da primeira volta.
Lawrence estabeleceu uma vantagem inicial e administrou essa sua vantagem sobre Sexton, que passou Marchbanks para assumir o segundo lugar. Pouco mais de dois segundos separaram os companheiros nos primeiros 10 minutos. Enquanto as Hondas se afastavam, Marchbanks foi forçado a se defender de Dylan Ferrandis que após um breve duelo veio de quinto para quarto com a Monster Energy Yamaha da Star Racing.
Na frente, Sexton se aproximou-se de Lawrence para iniciar uma batalha pela liderança, entrou pelo interior de uma curva e houve contato entre os dois, o que permitiu que Lawrence escapasse enquanto Sexton era forçado a recuperar o equilíbrio. A liderança aumentou brevemente para mais de 1,5 segundos, mas Sexton começou a reduzir a desvantagem mais uma vez. Ao entrar nos 10 minutos finais, a dupla do HRC estava com tempos de volta semelhantes, o que estabilizou a liderança. Sexton ainda foi capaz de reduzir para dois segundos a diferença, mas perdeu tração na passagem dos whoops e caiu, perdendo o 2º lugar para Ferrandise descendo para terceiro.
A segunda manga começou da mesma forma que a primeira, com Lawrence a liderar o pelotão no holeshot, à frente de Sexton e Cianciarulo. Como tem acontecido ao longo da temporada, a pista limpa permitiu a Lawrence definir o tom na frente, o que forçou Sexton a ficar em segundo, cerca de dois segundos atrás. Enquanto os companheiros de equipa da Honda mais uma vez se estabeleciam na frente, uma batalha pelo terceiro lugar se desenrolou entre a dupla Monster Energy Kawasaki de Cianciarulo e Jason Anderson.
Cianciarulo manteve a posição nos primeiros 10 minutos, até que Anderson fez o passe. Não muito tempo depois e Cianciarulo perdeu o quarto lugar para Ferrandis que lutava para avançar desde uma largada entre os 10 primeiros. O francês não baixou os braços e a luta terminou quando este bateu no guarda-lama traseiro de Anderson. Os dois pilotos tocaram-se, o que levou Anderson ao chão e permitiu que Ferrandis continuasse em terceiro.
A meio da corrida, Lawrence aumentou significativamente a sua vantagem, que cresceu para mais de cinco segundos e continuou a aumentar gradualmente rumo aos 10 minutos finais da corrida. A liderança se aproximou de quase oito segundos e estabilizou-se por várias voltas até que Sexton se aproximou do líder a pouco menos de cinco minutos do final, reduzindo a diferença para menos de cinco segundos. No entanto, Lawrence respondeu e, combinado com uma das voltas mais lentas de Sexton, aumentou a liderança para sua maior margem em quase 10 segundos.
Jett Lawrence mais uma vez foi para a vitória para completar uma tarde perfeita, recebendo a bandeira quadriculada 9,2 segundos à frente de Sexton. Ferrandis terminou num distante terceiro lugar, conquistando assim Lawarence a sua 18ª vitória por 1,6s segundos sobre Ferrandis, que desfrutou de sua melhor manga da temporada em segundo. Sexton terminou um distante terceiro lugar, com Adam Cianciarulo (Monster Energy Kawasaki) em quarto e Aaron Plessinger (Red Bull KTM Factory Racing) em quinto.
No computo geral as 18 vitórias de Lawrence na temporada e a nona vitória geral consecutiva colocam-no a um passo mais perto de uma temporada perfeita em potencial, com duas rodadas e quatro mangas por disputar. A sua seqüência de 18 vitórias consecutivas agora é superada apenas por Ricky Carmichael e James Stewart, os únicos dois pilotos a acumular uma temporada perfeita na história do Pro Motocross. Lawrence é o quinto piloto diferente a conquistar a coroa da classe 450 na sua primeira temporada na categoria rainha do AMA Motocross, tornando-se no segundo australiano a erguer a Edison Dye Cup, juntando-se a Chad Reed.
Resultados AMA 450 MX, Unadilla (Mangas/Pontos): 1º Jett Lawrence, Honda (1-1 / 50 pontos); 2º Chase Sexton, Honda (3-2// 42); 3º Dylan Ferrandis, Yamaha (2-3 // 42); 4º Adam Cianciarulo, Kawasaki (4-6 // 33); 5º Aaron Plessinger, KTM (5-5 // 32); etc.
Campeonato AMA 450 MX 2023 (após 9 de 11 provas): 1º Jett Lawrence, Honda – 450 pontos (Campeão AMA de Motocross); 2º Dylan Ferrandis, Yamaha – 347; 3º Aaron Plessinger, KTM – 312; 4º Adam Cianciarulo, Kawasaki – 269; 5º Chase Sexton, Honda – 260 pt.; etc.
0 comentários