AMA Pro Motocross 450: Jett Lawrence segue invicto na classe principal
A nova temporada arrancou no Fox Raceway de Pala, com o campeão Jett Lawrence (Honda) a continuar invicto. O seu irmão Hunter e Chase Sexton (KTM) fecharam o pódio na primeira corrida do ano.
A 53ª temporada do Campeonato Pro Motocross, sancionada pela AMA Pro Racing, começou no epicentro do motocross do sul da Califórnia sob um céu ensolarado e temperaturas amenas. O Fox Raceway de Pala foi o palco de abertura da nova temporada com desempenhos dominantes nas respectivas vategorias. Na classe 450, Jett Lawrence, do Team Honda HRC, continuou onde parou na época perfeita do ano passado, mantendo-se invicto na competição da categoria rainha com a sua 23ª e 24ª vitórias consecutivas.
Hunter Lawrence
Classe 450cc
A corrida de abertura da categoria rainha começou com os irmãos Lawrence a liderarem o caminho a bordo das suas equipas da Team Honda HRC, com Jett a ser mais forte que Hunter no holeshot. A eles juntou-se Aaron Plessinger (Red Bull KTM Factory Racing), que se esforçou desde cedo para passar para segundo atrás do jovem australiano.
Jett foi-se distanciando à medida que a corrida avançava e rapidamente construiu uma vantagem de mais de cinco segundos, o que deixou a batalha pelo segundo lugar a tomar forma entre Plessinger e Hunter Lawrence. O piloto da KTM manteve-se forte durante a maior parte do tempo, mas o mais velho dos irmãos Lawrence atacou quando a corrida entrou nos últimos 10 minutos. Hunter passou para segundo e rapidamente se distanciou de Plessinger.
Chase Sexton
Na frente, Jett conquistaria a sua 23ª vitória consecutiva desde a temporada passada, cruzando a linha de chegada cinco segundos à frente de Hunter. Plessinger terminou em terceiro, com Chase Sexton, da Red Bull KTM Factory Racing, em quarto e Justin Cooper, da Monster Energy Yamaha Star Racing, em quinto.
A segunda manga da classe 450 foi praticamente uma réplica da primeira corrida, com os Lawrence do Team HRC a chegarem juntos à primeira curva e com Hunter a vencer o holeshot. Após isto, Jett fez um esforço inicial para passar o seu irmão mais velho e assumir o controlo da corrida, enquanto Hunter caiu provisoriamente para terceiro atrás de Phil Nicolett (Yamaha). Hunter recuperou a posição, enquanto Chase Sexton seguiu em terceiro.
Os três primeiros colocaram um ritmo tórrido no início e colocaram vários segundos sobre o resto do pelotão. Logo, uma batalha entre os irmãos australianos se desenrolou quando Hunter se aproximou de Jett. O campeão defendeu-se, mas permitiu que Sexton se aproximasse e ficaram três pilotos a lutar pela vitória. Enquanto Jett continuava a liderar, Sexton conseguiu passar Hunter para segundo e atacar o primeiro lugar. Sexton manteve Jett ao seu alcance durante várias voltas, mas teve uma saída de pista.
Sexton deu tudo de si nas duas últimas voltas e voltou a aproximar-se de Lawrence, mas não foi suficiente. O piloto da Honda terminou com uma vantagem de 1,3 segundos sobre Sexton, com Hunter Lawrence em terceiro.
Com esta vitória em Pala, Jett Lawrence estabeleceu uma vantagem de oito pontos sobre Hunter, enquanto Sexton está a 10 pontos da liderança em terceiro. Esta foi a terceira temporada consecutiva em que o Team Honda HRC termina com 1-2 a ronda de abertura.
Aaron Plessinger
Classificação final, Pala Fox Raceway
1º Jett Lawrence (AUS), Honda 1 – 1
2º Hunter Lawrence (AUS), Honda 2 – 3
3º Chase Sexton (EUA), KTM 4 – 2
4º Dylan Ferrandis (FRA), Honda 7 – 5
5º Justin Barcia (EUA), GASGAS 6 – 6
6º Jason Anderson (EUA), Kawasaki 10 – 4
7º Justin Cooper (EUA), Yamaha 5 – 8
8º Aaron Plessinger (EUA), KTM 3 – 12
9º Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna 8 – 7
10º Phil Nicoletti (EUA), Yamaha 9 – 9
0 comentários