AMA Supercross 450, Atlanta 1: Eli Tomac volta aos triunfos
Pela primeira vez na história do AMA Supercross, o Atlanta Motor Speedway recebeu uma ronda do campeonato, desta vez, a 13.ª etapa da temporada. A chuva deixou o terreno algo pesado mas a competitividade não faltou.
Aaron Plessinger saiu da grelha na frente de Cooper Webb. Quanto aos outros candidatos ao título, Eli Tomac era apenas 7.º na volta inicial e Ken Roczen somente 15.º… péssimas notícias para o norte-americano e o alemão que precisavam desesperadamente de ganhar pontos ao piloto da KTM.
Plessinger rapidamente ganhou cerca de 4 segundos a Webb logo nas primeiras duas voltas e o piloto da KTM começou mesmo a ser pressionado por Chase Sexton e Eli Tomac – o campeão fez uma série de ultrapassagens nos primeiros minutos.
No primeiro terço da corrida, Joey Savatgy instalou-se no 5.º posto na frente de Malcolm Stewart, Jason Anderson, Marvin Musquin e Ken Roczen – o alemão veio de 15.º mas demorou muito tempo a apanhar o lote dos 8 primeiros classificados.
A meio da corrida – e quando liderava com 5 segundos de vantagem – Aaron Plessinger caiu numa curva e desceu ao 4.º posto.
Com o erro do piloto da Yamaha, Chase Sexton assumiu o comando e, pouco depois, Eli Tomac ultrapassou Cooper Webb e subiu à 2.ª posição.
Determinado em tentar voltar às vitórias, o piloto da Kawasaki colocou muita pressão sobre o “rookie” e as últimas duas voltas foram “de cortar a respiração”.
À entrada da última volta, Tomac aproveitou um erro de Sexton – que perdeu muito tempo a “dobrar” Cade Clason – e ultrapassou o n.º 23.
O campeão em título não deu hipóteses ao piloto da Honda até ao cair da bandeira de xadrez e triunfou, confirmando assim o favoritismo que todos lhe atribuíam devido ao estilo mais de Motocross deste circuito.
Cooper Webb fez uma corrida extremamente inteligente e – sempre a pensar no campeonato – não arriscou em demasia e subiu ao degrau mais baixo do pódio.
O Top 5 ficou completo com Jason Anderson e Dylan Ferrandis, dois pilotos que não saíram muito bem da grelha mas que recuperaram várias posições ao longo da corrida.
Ken Roczen acabou por nunca se conseguir aproximar de Marvin Musquin e, por isso, o 9.º lugar foi tudo o que o piloto da Honda conseguiu fazer. Um péssimo “negócio” em termos de campeonato…
Na classificação provisória, Cooper Webb mantém a placa vermelha, agora com 22 pontos de avanço sobre Roczen e 36 pontos sobre Tomac.
A caravana do AMA Supercross vai manter-se em Atlanta para disputar a 14.ª ronda do campeonato já na terça-feira, dia 13 de Abril.
:.
(Foto: @align.with.us)
0 comentários