AMA Supercross: Aaron Plessinger vence no inferno de Foxborough

O piloto de fábrica da KTM, Aaron Plessinger, venceu a 12ª etapa do Campeonato dos EUA de Supercross na lama profunda de Foxborough, no Massachusetts. Ken Roczen (Suzuki) estava a caminho do pódio, mas caiu, numa prova verdadeiramente infernal para todos.
Chuva, lama, muita lama, transformaram o percurso do Supercross de Foxborough num verdadeiro pântano. As sessões de qualificação foram reduzidas a uma sessão por grupo. Os organizadores cobriram a pista com lonas plásticas, mas mesmo assim ficou molhada. O curso foi alterado e a área de proteção foi desativada. A chuva transformou o evento numa extrema luta na lama. “Em 30 anos, nunca vi uma corrida mais louca”, disse o multicampeão Ricky Carmichael, que agora comenta as corridas como apresentador de TV.
Ken Roczen ( Suzuki ), que já estava prejudicado pela lesão no ombro sofrida há duas semanas, também torceu o tornozelo na qualificação e teve que encerrar a sessão mais cedo. Apesar dessas desvantagens, Ken tentou participar do programa noturno e lutou não apenas contra a lama, mas também contra a dor.
Justin Cooper (Yamaha) levou a melhor na final e assumiu a liderança à frente de Shane McElrath (Honda). Aaron Plessinger encontrou as melhores linhas na primeira volta e assumiu a liderança. Cooper Webb e Chase Sexton cairam, mas conseguiram continuar as suas corridas com extrema dificuldade.
No final, a pista parecia um campo de batalha. Todas as motos estavam a soltar fumo, os motores estavam superaquecendo e vapor quente saía das válvulas de alívio de pressão dos radiadores. Ken Roczen lutou para passar por esse inferno de lama e, apesar dos problemas no ombro e no tornozelo, estava a caminho do pódio até a última volta. Chase Sexton ( KTM ) saltou sobre um piloto que havia batido bem na frente dele e teve sorte de não ser atingido. Sexton não conseguiu reagir rápido o suficiente para atender aos sinais de alerta. Não ficu claro se receberá uma penalização por isso.
Aaron Plessinger conseguiu manter a liderança até final e conquistou a sua primeira vitória da temporada. Shane McElrath (Honda) terminou a corrida em segundo lugar e subiu ao pódio na categoria 450cc pela primeira vez na carreira. A última volta foi fatal para Ken Roczen: teve que tirar sua moto de uma poça de lama profunda para que Cooper Webb pudesse ultrapassá-lo e subir ao pódio. Sexton , que tinha ficado preso numa rampa, caiu para a 6ª posição após outro erro.
Com o terceiro lugar, Cooper Webb conseguiu ampliar ainda mais a sua liderança na tabela de 11 para 15 pontos sobre Sexton. Ken Roczen permanece em terceiro lugar na classificação após 12 de 17 eventos . O seu déficit aumentou de 34 para 36 pontos.
A 13ª etapa do Campeonato dos EUA de Supercross acontecerá em Filadélfia dentro de uma semana.

Resultado SX450 Foxborough:
1. Aaron Plessinger (EUA), KTM
2. Shane McElrath (EUA), Honda
3. Cooper Webb (EUA), Yamaha
4. Ken Roczen (D), Suzuki
5. Justin Barcia (EUA), GASGAS
6. Chase Sexton (EUA), KTM
7. Benny Bloss (EUA), Beta
8. Colt Nichols (EUA), Suzuki
9. Logan Leitzel (EUA), Kawasaki
10. Dylan Ferra ndis (F), Honda
Campeonato SX450 (após 12 de 17 etapas): 1. Cooper Web , 256 pontos; 2. Chase Sexton, 241; 3. Ken Roczen, 220; 4. Justin Cooper, 187; 5. Malcolm Stewart, 186; 6. Justin Barcia, 173; 7. Aaron Plessinger, 170; 8. Jason Anderson, 151; 9. Justin Hill, 137; 10. Shane McElrath, 126; etc.
0 comentários