AMA Supercross, Seattle: Weeb bate Sexton, que duelo!

Cooper Webb mais uma vez assume a liderança sobre Chase Sexton, com os dois agora separados por 11 pontos na disputa pelo título do AMA Supercross 450cc.
Numa visão mais ampla, vendo o objetivo final à distância, há vitórias que são, se não mais importantes que outras, pelo menos mais significativas. O desempenho de Cooper Webb no Lumen Field em Seattle, sede da 11ª ronda da temporada 2025 do AMA Supercross, não deixa sombra de dúvidas. Por ter conseguido vencer, mesmo não tendo sido referência em termos de velocidade durante toda a noite de atividades. Principalmente por ter vencido o seu rival na disputa pelo título, Chase Sexton, numa comparação direta. A 6 etapas do final do Campeonato de Supercross dos EUA, agora há 11 pontos de diferença entre os dois, mas com a consciência de que Webb está determinado, como poucos atletas no mundo, a atingir a sua missão de conquistar o terceiro título da carreira.
QUE DUELO ENTRE WEBB E SEXTON
Num evento principal de altíssimo nível de espetáculo, até à meio da corrida quatro protagonistas do Supercross competiram diretamente pela liderança, na corrida decisiva – mas inevitavelmente surgiu um duelo entre os dois candidatos ao título. Após fazer o holeshot na primeira curva, o campeão de 2019 e 2021 primeiro teve que abrir mão da liderança para Ken Roczen (quarto na bandeira quadriculada) e depois também sofreu um ataque de seu rival no campeonato. Os dois se conheceram, como dizem, “de bar em bar”. Guiador contra guiador, corpo a corpo, um duelo de altíssima intensidade e inegáveis prerrogativas técnico-desportivas.
A ultrapassagem para a vitória aconteceu bem na “Webb Zone”, ou seja, a 58 segundos mais 2 voltas para o fim. Aproveitando um pequeno erro de Sexton, o piloto da Monster Energy Yamaha Star Racing assumiu a liderança, segurando-a com unhas e dentes, com caráter e cabeça numa manobra defensiva na curva final. Numa espécie de ‘déjà vu’ do que aconteceu em 2024, Webb superou Sexton por um triz. Se no ano passado apenas 542 milésimos os separavam na bandeira quadriculada, desta vez a diferença foi de 0″794. Acima de tudo, por 11 pontos no campeonato.
Webb conquistou a sua quarta vitória no AMA 450cc Supercross da temporada e a 29ª de sua carreira, terminando à frente da dupla da Red Bull KTM Factory Racing, Sexton e Aaron Plessinger. O Cowboy venceu a sua manga pela primeira vez desde fevereiro de 2024, antes de derrotar Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki), que desmoronou na final após liderar o evento principal por 12 minutos. Mais uma oportunidade perdida para Justin Cooper na outra Star Racing Yamaha: o mais rápido na classificação e líder da segunda manga, na prova principal desperdiçou um pódio que estava ao seu alcance devido a um erro a 4 minutos do fim.
O AMA 450cc Supercross enfrentará a 12ª ronda no próximo sábado no Gillette Stadium em Foxborough, Massachusetts, com o regresso da Divisão Leste de 250cc.
Resultado SX Seattle , 450:
1. Cooper Webb (EUA), Yamaha
2. Chase Sexton (EUA), KTM
3. Aaron Plessinger (EUA), KTM
4. Ken Roczen (D), Suzuki
5. Dylan Ferrandis ( F), Honda
6. Justin Cooper (EUA), Yamaha
7. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna
8. Justin Barcia (EUA), GASGAS
9. Benny Bloss (EUA), Beta
10. Justin Hill (EUA), KTM
Classificação do campeonato 450 após 11 de 17 eventos: 1. Cooper Webb (EUA), Yamaha , 236 pontos; 2. Chase Sexton (EUA), KTM , 225; 3. Ken Roczen (D), Suzuki , 202; 4. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna , 177; 5. Justin Cooper (EUA), Yamaha , 176; 6. Justin Barcia (EUA), GASGAS, 156; 7. Jason Anderson (EUA), Kawasaki, 151; 8. Aaron Plessinger (EUA), KTM , 145; 9. Justin Hill (EUA), KTM , 137; 10. Dylan Ferrandis (F), Honda, 108
0 comentários