CN Motocross: Dia de Campeões em Tarouca

By on 28 Junho, 2024
CN Motocross: Dia de Campeões em Tarouca thumbnail

Seis novos Campeões Nacionais de Motocross foram conhecidos em Tarouca, palco da última ronda no passado domingo da edição 2024 de Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.

Luís Outeiro (Yamaha) em MX1, Sandro Lobo (Yamaha) em MX2, Tomás Santos (GasGas) em MX125 Júnior, Micael Luís (KTM) em MX Veteranos, Duarte Pinto (GasGas) em MX85 e Francisco Fernandes (Yamaha) em MX65, sagraram-se Campeões Nacionais de Motocross ao cabo desta quinta e derradeira jornada da competição.

Sem grandes surpresas nas classes principais, Luís Outeiro recuperou o título Nacional de MX1 que tinha perdido no ano passado para Paulo Alberto, garantindo a coroa logo após o seu triunfo na 1ª manga, na frente de Henrique Benevides (Yamaha) e Afonso Gomes (Yamaha). Isto não impediu o piloto de Alqueidão de repetir a vitória na segunda manga, sendo desta feita acompanhado ao pódio por André Sérgio (Beta) e Bruno Charrua (GasGas), enquanto Henrique Benevides ficava ‘fora de combate’ devido a uma queda que causou um ombro deslocado. Micael Luís garantiu também o título de MX Veteranos, impondo-se em ambas as ocasiões a Bruno Azevedo e Victor Hernandez.

Também nas MX2 bastou a vitória na primeira manga para que Sandro Lobo carimbasse o título nacional da classe, o seu primeiro nas categorias seniores, enquanto Martim Espinho (GasGas) vencia a segunda manga, garantindo também a vitória à geral. Integrada nas mangas de MX2, a classe de MX125 Júnior teve em Gonçalo Cardoso (Husqvarna) o vencedor das duas mangas, sempre na frente do espanhol Valentino Vaxquez (KTM) e de Tomás Santos, a quem as duas subidas ao pódio no terceiro posto garantiram o título da categoria.

Nas mangas do Campeonato Nacional de Motocross Feminino – Liqui Moly, que ainda terá duas jornadas após a ronda de Tarouca, foi Bruna Antunes (GasGas) quem voltou a impor-se, prosseguindo com a sua série invicta neste ano de estreia do campeonato feminino, com Bárbara Nunes (Yamaha) e Laura Vieira (KTM) a alternarem nas restantes posições do pódio. Esta competição será retomada a 15 de setembro, em local ainda por definir.

Emoção a rodos viveu-se nas mangas de MX85, pois Rafael Leonardo e Duarte Pinto, ambos aos comandos da GasGas do Quaresma Racing Team, chegavam a esta ronda separados por apenas 3 pontos, com vantagem para Rafael Leonardo. Mas, apesar deste ter dominado as primeiras provas do campeonato, em Tarouca Duarte Pinto esteve em grande plano, vencendo a primeira manga na frente do seu principal rival e de Gustavo Pitschieller.

Com este resultado, Duarte Pinto recuperava 3 pontos a Leonardo, com ambos a partirem para a segunda manga empatados no campeonato. Na corrida que tudo decidia, foi Gustavo Pitschieller quem venceu, enquanto Duarte Pinto garantia o 2º posto controlando Rafael Leonardo, que rodava em terceiro, rumo ao título de Campeão Nacional de MX85.

Entre as MX65, Francisco Fernandes deu sequência à sua série vitoriosa, garantindo o título nacional ao vencer e bater nas duas mangas o seu rival e companheiro de equipa na Motos VR / Yamaha Racing Team, Guilherme Gomes, com Thiago Rodriguez (KTM) no 3º posto em ambas as corridas.

Finalmente, os mais jovens pilotos, os do Campeonato Nacional de MX50 – que ainda fica com duas provas por disputar – brindaram os presentes com duas animadas corridas. Na primeira manga foi o líder do campeonato, Edgar Salustiano (KTM) quem dominou, com confortável vantagem sobre Lucas Araújo (KTM) e Rodrigo Garcia (KTM). Já na segunda manga, uma queda de Edgar Salustiano no arranque, e outra posteriormente, deixou Lucas Araújo e Rodrigo Garcia envolvidos numa animada discussão pela vitória, que coube a Lucas Araújo com uma curta vantagem de 1,6s sobre Rodrigo Garcia, enquanto Edgar Salustiano recuperava até ao lugar mais baixo do pódio. O Campeonato Nacional de MX50 prossegue a 29 de setembro em Mundão, perto de Viseu.

Entretanto, a ação prossegue com a primeira jornada do Campeonato Nacional de Supercross 2024, com o ‘pontapé de saída’ para esta espetacular competição, que vai animar cinco noites de verão no meses de julho e agosto, a ser dado em Fernão Joanes no sábado dia 6 de julho.

Fotos: Gab. Comunicação Município de Tarouca (ação) e Araújo Photo (pódios)