CN Motocross/Supercross: novidades na estrutura das provas; divulgados os calendários

By on 19 Dezembro, 2025
CN Motocross/Supercross: novidades na estrutura das provas; divulgados os calendários thumbnail

Com algumas novidades na estrutura das provas e não só, já foram divulgados os calendários para os Campeonatos Nacionais de Motocross e Supercross em 2026.

Está definido o agendamento das provas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Motocross e para o Campeonato Nacional de Supercross na temporada desportiva de 2026, bem como diversas alterações em termos de estrutura do programa de provas e distribuição das classes, assinalando-se ainda uma estreia e dois regressos na lista de locais a visitar pela caravana do MX na próxima temporada.

Assim, no que respeita ao Nacional de Motocross o calendário contará com um maior número de provas, no total de oito (agora com programas de apenas um dia), com início em março no Granho, um interregno de verão após as seis primeiras rondas para a disputa do Nacional de Supercross e o fecho da época com as duas últimas provas a terem lugar em setembro e outubro.
De salientar o regresso de duas pistas históricas do MX luso ao nosso campeonato principal, Cortelha e Alqueidão, e também a estreia nesta competição da Carvoeira, que tem integrado nas últimas épocas o Regional Centro-Sul MX Ribatejo.

Estas oito provas integram no seu programa as classes de MX1, MX2, MX125 Júnior e MX Veteranos, bem como as MX65 e MX85 em sete destas rondas, com a restante, em Fernão Joanes, a acolher o Europeu EMX65 e EMX85. Para cumprirem também um calendário de oito provas, as classes de MX65 e MX85 terão mais uma prova a anunciar.
No que respeita à classe MX50, esta terá um calendário de nove provas divididas pelos campeonatos regionais PentaControl (4) Centro/Sul MX Ribatejo (4) e uma prova adicional com organização FMP. Ainda relativamente às 50 cc, as Licenças Desportivas MX50 serão gratuitas com reembolso após 80% do campeonato. Pilotos que participem em provas não federadas não são elegíveis para o programa de reembolso da licença.
Estão também a ser finalizadas as questões relacionadas com a integração de uma categoria para motos elétricas no CNMX e CNSX, tema sobre o qual teremos mais informações em breve.

Quanto ao Campeonato Nacional de Supercross, a grande novidade prende-se com a alteração do programa das provas e estrutura das classes: são extintas as classes SX1 e SX2 do CNSX, ficando apenas a categoria SX Elite, com as provas a adotarem o formato dado a conhecer no segundo dia na Poutena no último campeonato, o formato ‘triple crown’, com três finais SX Elite em que o somatório de pontos dará origem à classificação final da jornada – que atribui os pontos para o campeonato.
Estarão presentes também as classes SX65 e SX85, sendo que sai do campeonato a classe SX50, que fará apenas uma prova de exibição no segundo dia da Poutena. Os duelos ‘Head to Head’ passam a designar-se ‘Face to Face’, com três mangas de uma volta e meia a eliminar.

Campeonato Nacional de Motocross
1 de março – Granho
29 de março – Tarouca
5 de abril – Casais de S. Quintino
3 de maio – Cortelha
23/24 de maio – Fernão Joanes (*)
31 de maio – Lustosa
13 de setembro – Alqueidão
25 de outubro – Carvoeira
(*) com Europeu MX65 e MX85

Campeonato Nacional de Supercross
18 de julho – Lustosa
1 de agosto – Poutena
2 de agosto – Poutena
8 de agosto – Fernão Joanes
(mais 1 prova a anunciar)