CN Supercross, Fafe, SX Elite: Paulo Alberto campeão invicto!
Temporada perfeita de Paulo Alberto no campeonato nacional de Supercross de 2023!
Em Fafe, palco da ronda de encerramento da temporada, o piloto da Yamaha começou a noite com a conquista do título de SX1 depois de mais uma prestação irrepreensível. O leiriense ganharia depois os duelos “Head to Head”, garantindo mais 3 pontos para o campeonato SX Elite.
Desta forma, o n.º 211 alinhou na “SuperFinal” com a certeza de que um 15.º posto seria suficiente para conquistar o título absoluto!
Mas Paulo Alberto deixou a matemática “de lado” e repetiu o que muito bem fez em todas as outras rondas do campeonato: arrancou na frente e rodou consistentemente mais rápido que todos os outros volta após volta após volta… e triunfou com mais de 25 segundos de vantagem!
Hugo Basaúla voltou a dar tudo para impedir Alberto de terminar a temporada invicto. O campeão em título fez uma temporada em crescendo com a sua nova moto – a Fantic – e desta vez foi vice-campeão. O “Basa” mantém-se no entanto como o piloto com mais títulos de SX Elite da história do Supercross em Portugal.
Motivado pela vitória na Final de SX2, Ricardo Freire entrou na última corrida da noite “de faca nos dentes” e, mesmo depois de arrancar em 7.º, levou a sua KTM 250SX-F ao degrau mais baixo do pódio numa prestação muito inspirada.
No entanto, o piloto da Figueira da Foz teve a forte oposição de André Sérgio até ao cair da bandeira de xadrez. O ribatejano estava determinado em levar a Beta 300RX a 2T ao pódio e cortou a meta a somente 8 décimas de segundo de Freire.
Afonso Gomes saiu da grelha em 9.º e teve de fazer uma corrida de recuperação. O campeão nacional de SX2 de 2023 juntou-se a Freire e Sérgio na batalha pelo 3.º posto e apenas 1,2 segundos o separou do piloto da Beta.
Pedro Rino, Daniel Pinto – que chegou a rodar em 3.º – Alex Almeida, Francisco Salgado e Martim Palma completaram o Top 10.
Terminou assim o campeonato nacional de Supercross de 2023 com o domínio absoluto de Paulo Alberto mas também com a revelação de vários jovens valores da modalidade que protagonizaram grandes lutas em todas as rondas.
O CNSX regressa em 2024!
:.
(Foto: Luís Duarte/FMP)
0 comentários