CN Supercross, Fafe, SX2: Ricardo Freire triunfa no fecho da temporada
A Final de SX2 em Fafe teve luta pela vitória até ao cair da bandeira de xadrez!
Pedro Rino cedo assumiu a liderança, levando atrás de si Ricardo Freire, Martim Palma e Afonso Gomes.
Enquanto Freire rapidamente se concentrou em pressionar Rino, Gomes levou três voltas para conseguir ultrapassar Palma e subir ao 3.º posto.
Pedro Rino segurou o posto de comandante com firmeza face aos ataques de Ricardo Freire mas os dois pilotos KTM rodaram toda a primeira metade da corrida com tempos por volta muito muito semelhantes.
A seis voltas do fim, o piloto da Figueira da Foz desferiu o seu ataque à liderança do jovem de Leiria e assumiu o comando da corrida. Rino não desistiu até ver a bandeirada final mas também sabia que não podia deixar a “porta aberta” para um Afonso Gomes que rodou sempre por perto.
Ricardo Freire triunfou pela primeira vez desde 2018, cruzando a linha de meta com 1,9 segundos de avanço sobre Pedro Rino e 2,6 segundos sobre Afonso Gomes!
Com este resultado, o piloto da Yamaha sagrou-se campeão nacional de SX2 aos 16 anos, 11 meses e 16 dias – o mais jovem de sempre na história do Supercross português!
Martim Palma foi 4.º nesta corrida e no campeonato – uma excelente estreia do piloto residente na Venda do Pinheiro no primeiro ano nesta categoria – enquanto que Alex Almeida fechou o Top 5, também ele um “rookie” neste escalão.
O lote dos dez primeiros ficou completo com Francisco Salgueiro Jr., Valentin Missiaen, Dinis Sousa, Carlos Silva e Bernardo Lopes.
Terminou assim o campeonato nacional de SX2 de 2023 com a revelação de vários jovens valores da modalidade. Infelizmente, o campeão do ano passado, Fábio Costa, falhou as duas últimas rondas devido à fractura de três costelas e a um pulmão perfurado numa queda nos treinos na prova da Poutena. O jovem da Lourinhã permanece internado ao fim de uma semana deste acidente e a equipa do Motosport deseja-lhe rápidas melhoras.
Parabéns ao campeão de 2023, Afonso Gomes!
:.
(Foto: Luís Duarte/FMP)
0 comentários