Dia da Mulher: As senhoras que fizeram história no Offroad luso
Neste Dia Internacional da Mulher, homenageamos as pilotos que ajudaram a escrever a história do motociclismo “Offroad” em Portugal.
Na verdade, o motociclismo em feminino remonta ao início dos anos 80. Nomes como Vera Calado e Vera Lagos participaram em várias edições do campeonato nacional de Motocross.
Nos anos 90, Mónica Almeida e Carla Monteiro mantiveram a presença feminina no Motocross português. Joana Lemos, Mariana Portela de Morais e Sónia Catarino “abriram” o caminho no Todo-o-Terreno mas seria Elisabete Jacinto a elevar os resultados das Senhoras nesta disciplina.
Após inúmeros títulos de campeã nacional de TT, Elisabete montou um projecto para participar no Dakar em África… e se bem o pensou, melhor o fez! 49.ª em 2000 e 56.ª em 2001, a piloto do Montijo ajudou a escrever a história das mulheres no mítico Rally!
Voltando ao Motocross, em 2002 Vanessa Hilário torna-se a primeira a vencer uma prova de Motocross no nosso país: o Troféu Regional Rómoto em Ermidas do Sado!
A piloto do Entroncamento teve uma longa carreira no Nacional de MX e em 2009 e em 2010 foi a primeira portuguesa a competir no campeonato do mundo de Motocross feminino realizando um total de 6 Grandes Prémios!
Nesta modalidade, foi Joana Gonçalves que seguiu as “pisadas” de Vanessa Hilário. A piloto de Bornes de Aguiar conquistou as melhores classificações de sempre de uma mulher no Nacional de MX e avançou para o campeonato do mundo em 2015, conquistando a 13.ª posição final!
O passo seguinte na carreira de Joana Gonçalves foi a transição para o Enduro e rapidamente à transmontana começou a dar nas vistas. Campeã nacional em 2018, 2019, 2020 e 2021 a piloto oficial da Husqvarna conquistou o 5.º posto no Mundial de Senhoras nas temporadas de 2019, 2020 e 2021!
Rita Vieira é outra das senhoras que tem protagonizado o Enduro e o TT português. A portuense foi a primeira mulher a acabar a Extreme XL Lagares e também a única a representar duas seleções de Portugal, a de Trial e a de Enduro. Além disso, em 2014 e 2015 foi campeã mundial de Bajas e em 2022 tornou-se a piloto lusa mais bem classificada de sempre no campeonato do mundo de Enduro, obtendo o 4.º posto final e levando pela primeira vez a bandeira das quinas a um pódio de um Grande Prémio!
Fique com as fotos de algumas mulheres que marcaram o Offroad em moto nos últimos 40 anos em Portugal!
0 comentários