Motocross: Faleceu Luís Silva
Faleceu hoje um dos pilotos de referência do Motocross português dos anos 90: Luís Silva deixou-nos esta quarta-feira aos 59 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Natural na localidade ribatejana de Marinhais, o “Bija” teve uma carreira de mais de 15 anos nos campeonatos nacionais de Motocross e Supercross.
Vice-campeão nacional de Motocross na cilindrada 125cc em 1993, Silva levou nesse ano a Husqvarna à sua primeira vitória de sempre na história da FMP (na altura, FNM).
Durante mais de uma década, o ribatejano foi sempre candidato a lugares no Top 3 em cada corrida e em cada campeonato em que participou.
A nível internacional competiu em diversas provas do campeonato europeu de Motocross na classe 250cc e fez parte da seleção portuguesa que venceu o Troféu Mediterrânico de MX em 1994 na Tunísia – aliás, foi ele o vencedor individual absoluto!
Chegou a representar a Suzuki Motogomes e a Kawasaki Rómoto mas a sua paixão eram as motos europeias, primeiro a Cagiva, depois a Husqvarna – foi com essas marcas que competiu na maior parte da sua carreira.
Depois de se retirar, chegou a treinar jovens valores do Motocross do final dos anos 90 como Ricardo Aires e Vasco Martins.
O funeral de Luís Silva têm lugar no dia 9 de Novembro às 15.30h na Igreja Paroquial de São Miguel em Marinhais.
Descansa em paz, Luís. Muito obrigado por todo o conhecimento que partilhaste com a minha geração!
:.
(Foto: MotoJornal, Manuel Gomes e Photo Jorge)
0 comentários