Motocross: Faz hoje 26 anos que Luís Serra pontuou no mundial!

By on 14 Julho, 2022
Motocross: Faz hoje 26 anos que Luís Serra pontuou no mundial! thumbnail

No dia 14 de Julho de 1996Luís Serra tornou-se o primeiro piloto português a marcar pontos no campeonato do mundo de Motocross!

Tudo aconteceu em Belo Horizonte, no Brasil. Campeão nacional na altura, o natural de Almeirim conseguiu reunir apoios para disputar a totalidade do Mundial de MX na cilindrada 250cc.

Não foi fácil a Serra conseguir apurar-se para as primeiras rondas do campeonato. Chegada a altura da caravana mundialista visitar o Brasil, a Honda Portugal comunicou com a sua congénere no “país irmão” e o luso embarcou no avião para Belo Horizonte junto com o seu mecânico, Carlos Ferreira “Cambalhota”.

Aos comandos de uma Honda com o número 61, Serra surpreendeu tudo e todos ao realizar o “holeshot” na primeira manga!

Classificação completa da primeira manga do Grande Prémio do Brasil de Motocross 250cc em 1996

O ribatejano aguentou-se com o grupo da frente durante algumas voltas e cortou a meta na 13.ª posição. De realçar que, na altura, só pontuavam os 15 primeiros! 

Classificação completa da segunda manga do Grande Prémio do Brasil de Motocross 250cc em 1996

Infelizmente, na segunda manga Luís Serra não conseguiu terminar. No final do dia, o luso saiu de Belo Horizonte com os primeiros 3 pontos alguma vez marcados por um português no campeonato do mundo de Motocross!

Em declarações à Motojornal alguns dias depois, o piloto da Honda disse: “só soube que ia fazer esta prova uma semana antes da mesma. Graças ao Jorge Viegas da Federação Nacional de Motociclismo e à Honda Motor de Portugal, conseguimos que a Honda Brasil me emprestasse uma moto, o que foi ótimo.

Apesar de ser uma moto de origem, aplicámos algumas peças que levei de Portugal mas não corri com o meu kit ‘normal’ da HRC mas sim com uma moto com peças preparadas por nós e acho que o resultado foi ótimo devido à moto que tinha e às condições” afirmou o português.

Naquele momento, Serra percebeu a grandeza do acontecimento: “Foi muito bom ter pontuado e isso aconteceu pela primeira vez com um piloto português. Para mim, é mais um marco na minha carreira e mais um obstáculo que consegui ultrapassar.”

A história da participação de Luís Serra no Grande Prémio do Brasil de Motocross contada por Carlos “Cambalhota” Ferreira, o mecânico do piloto português na altura

(Autor: Pedro Barradas / Offroad Camp)

Classificação final do campeonato do mundo de Motocross na cilindrada 250cc em 1996

:.

(Foto: FB Luís Serra)