MX2: Lembrando René: palavras, pensamentos e histórias de um míudo incrível!

By on 11 Dezembro, 2021

A equipa Red Bull KTM Factory Racing prestou homenagem ao espírito e personalidade da sua muito jovem estrela de motocross, René Hofer, que faleceu tragicamente num incidente de esqui na Áustria, na semana passada.

René Hofer estava no limite da grandeza do Campeonato do Mundo de Motocross. Em 2021, aos 19 anos de idade e na sua segunda temporada (e primeira campanha ‘completa’ na classe MX2), Hofer tornou-se o primeiro austríaco a ganhar um Grande Prémio nas principais categorias desde 1987. A sua vitória no Grande Prémio de Pietramurata, foi um dos dois pódios que conseguiu a caminho de um encorajador 6º lugar na classificação final.

 Hofer subiu para a classe MX2 no início de 2020. Tinha conseguido o seu lugar nas classificações graças a uma ligação precoce com a fábrica, ganhando títulos Europeus e Mundiais Júnior com motos SX 85. O jovem piloto corredor de Linz foi o primeiro classificado do Campeonato Europeu EMX125 de 2018, até que um acidente no final da época o colocou à margem. Recuperou-se e continuou a mostrar promessas com uma série de cinco primeiros lugares no EMX250 em 2019 e foi para o campeonato do mundo de MX2 em 2020.

René subiu imediatamente no desafio dos Grandes Prémios com um segundo lugar na Grã-Bretanha para a sua estreia como parte da equipa Red Bull KTM Factory Racing. Conseguiu mais duas classificações de topo nas duas rondas seguintes, antes da pandemia de Covid-19 atrasar o calendário. Após o regresso à acção para a tripla ronda na Letónia durante o Verão de 2020, René sofreu uma lesão no ombro esquerdo que tirou o estreante da disputa durante o resto do ano, depois de apenas quatro Grandes Prémios com as máquinas “laranja”.

2021 foi o seu ano pleno para um vasto progresso em termos da sua condição física, da sua confiança, do seu trabalho de corrida e da sua experiência. Conseguiu 30 resultados entre os dez melhores das 36 motos na mais longa temporada da sua jovem carreira, e acrescentou a prestigiosa honra de vencer a classe MX2 para o Team Áustria na 74ª edição do Motocross das Nações em Itália, no final de Setembro. Juntamente com o companheiro de equipa Tom Vialle, esperava-se que ele estivesse no topo da MX2 em 2022. “Agora sei o que é ser um atleta Pro motocross a este nível“, sorriu ele no final do campeonato em meados de Novembro. “É uma sensação muito agradável estar com a equipa durante todo o ano”. Começámos um pouco devagar e a meio da época ainda estava a lutar contra a falta de corridas em 2020. Os últimos GPs foram óptimos. Tive algumas posições no top 5, alguns pódios e uma vitória no GP. Com certeza que me aproximou um pouco mais do objectivo e foi um reforço da confiança. Mostrei o que posso fazer…”.

Em todas as provas, René foi sempre acompanhado por uma família próxima e amorosa: o pai Reinhard, a mãe Karin e a irmã Nadine.

Até sempre Campeão!

Pit Beirer, Director da KTM Motorsports:

“No desporto e na vida há muitos altos e baixos e alguns momentos que são difíceis de aceitar. Perder René – que era um membro tão jovem e apreciado da nossa equipa e da nossa família – desta forma,  é quase inacreditável. Todos os nossos corações estão com a família Hofer. René era um miúdo que deu tudo para chegar onde estava. Era um rapaz que viveu para fazer parte da equipa Red Bull KTM, mas sabia que chegar a MX2 era apenas o começo. A forma como ele trabalhou e a forma como dedicou a sua vida às corridas mesmo antes de atingir os 20 anos de idade é um exemplo para qualquer pessoa. René, vamos sentir a tua falta”.

Jeffrey Herlings, companheiro de equipa:

“Notícias devastadoras. René era um miúdo maravilhoso, tão respeitoso e simpático. Vi-o sorrir após uma vitória no Grande Prémio e vi-o sorrir após um 15º lugar; foi sempre um dos membros mais felizes da equipa e isso torna ainda mais difícil que ele tenha partido. Tive um enorme respeito por ele como piloto e mais como ser humano. Gostava tanto do miúdo. Este é um comprimido difícil de engolir. Ouvi a notícia pouco antes de subir ao palco da FIM Awards e tinha lágrimas nos olhos. Deve ser tão difícil para a sua família e o meu coração está com eles. É muito triste para toda a comunidade do motocross que um talento como René tenha falecido”.

Tom Vialle, companheiro de equipa:

“É duro e difícil aceitar que o  René tenha partido. Fomos companheiros de equipa durante dois anos e éramos muito próximos: Penso que 90% do meu tempo de treino foi também com ele. Quase todos os dias no ginásio. Em 2021 passámos muito tempo juntos, viajando também para as corridas. Divertimo-nos, fomos ao cinema, fomos a restaurantes. Estamos todos muito próximos na nossa equipa, por isso este foi um período realmente difícil. Tenho muitas recordações com René e todas elas eram boas e penso que isso também diz muito sobre o bom rapaz que ele era”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments