MX2, Trentino: Andrea Adamo vence diante dos fãs

By on 14 Abril, 2025
MX2, Trentino: Andrea Adamo vence diante dos fãs thumbnail

Com um resultado de 3-2, o piloto italiano da KTM, Andrea Adamo, venceu o Grande Prémio de Trentino em Pietramurata, à frente do líder do campeonato Kay de Wolf (Husqvarna) e do vencedor da segunda corrida Thibault Benistant (Yamaha).

O piloto de fábrica da Triumph, o sul-africano Camden McLellan, conquistou a primeira vitória do Campeonato do Mundo para a tradicional marca britânica na primeira corrida em Arco di Trentino. O holeshot foi de Camden McLellan , que controlou a corrida na frente e conquistou o triunfo com uma vantagem de 3 segundos sobre o líder do mundial, Kay de Wolf. Mas de Wolf lutou para chegar aos três primeiros.

Na última volta, Andrea Adamo foi travado por um piloto retardatário, permitindo que de Wolf o ultrapassasse. Após os problemas na partida, Simon Längenfelder lutou para chegar ao 7º lugar. Thibault Benistant tocou em David Braceras, caiu e baixou para o 12º lugar.

Sacha Coenen fez o holeshot para a decisiva segunda corrida da classe MX2 em Pietramurata. O belga assumiu a liderança, mas mais uma vez foi vítima da própria coragem. Sacha caiu na terceira volta e baixou para o 8º lugar, melhorando depois para o 7º lugar. O italiano Andrea Adamo  herdou a liderança sob os aplausos dos fãs da casa e a manteve até ao final, mas novamente teve dificuldades com os pilotos retardatários. Thibault Benistant encontrou a vantagem e roubou a liderança de Adamo na última volta. Com um placar de 12-1, Benistant finalmente subiu ao pódio. O herói local Andrea Adamo venceu o Grande Prémio de Trentino com um resultado de 3-2 .

Liam Everts, teve que encerrar a corrida na primeira volta. Caiu ao aproximar-se do grande salto triplo após colidir com o seu companheiro de equipa Kay de Wolf. A sua moto ficou danificada e ‘ Liam ski’ teve que voltar a pé para o paddock. Com zero pontos nesta corrida, ‘ Liam ski’ caiu do 3º para o 4º lugar na classificação do campeonato.

O piloto alemão da KTM, Simon Längenfelder, teve uma largada melhor nesta corrida e terminou em terceiro lugar. Continua em segundo lugar na classificação do campeonato e está agora 12 pontos atrás de Kay de Wolf.

O vencedor da primeira corrida, o piloto de fábrica da Triumph, Camden McLellan, começou a segunda corrida entre os três primeiros, mas acidentalmente mudou para o ponto morto num salto em declive e voou violentamente sobre o guiador. Depois disso, o sul-africano, que terminou em 16º, só conseguiu limitar os danos.

A 6ª etapa do Campeonato Mundial de Motocross de 2025 acontecerá no próximo fim de semana em Frauenfeld, Suíça.

Dixit

“Incrível! Um dia sólido, mas, mais uma vez, tivemos problemas com os retardatários. Foi pena não ter ganho a segunda manga e depois de abrir uma boa vantagem quando estava na liderança. Enfim… Estou super feliz por ter ganho o GP, que é o mais importante, e por ter dado aos fãs o que mereciam pelo apoio. Espero que possamos manter esse ritmo agora.” Disse o vencedor Andrea Adamo.

Classificação geral MX2: 1. Andrea Adamo (KTM) 3-2; 2. Kay de Wolf (Husqvarna) 2-4; 3. Thibault Benistant (Yamaha) 12-1; 4. Simon Längenfelder (KTM) 7-3; 5. Cas Valk ( KTM), 6-5; 6. Camden McLellan (Triumph) 1-16; 7. Sacha Coenen (KTM) 9-7; 8. Rick Elzinga (Yamaha) 8-9; 9. Ferruccio Zanchi (Honda) 10-8; 10. Valerio Lata (Honda) 5-14; etc.

Campeonato MX2 (após 5 de 20 eventos): 1. Kay de Wolf, 231 pontos; 2. Simon Längenfelder, 219; 3. Andrea Adamo, 213; 4. Liam Everts, 203; 5. Thibault Benistant, 171; 6. Sacha Coenen, 169; 7. Camden McLellan, 155; 8. Cas Valk, 151; 9. Ferruccio Zanchi, 121; 10. Valério Lata, 111; etc.