MXGP, China: Herlings faz duplo triunfo, Febvre à beira do título mundial
Com vitórias em ambas as corridas, o piloto de fábrica holandês da Red Bull KTM, Jeffrey Herlings, venceu o Grande Prémio da China. Lucas Coenen (KTM) sofreu um acidente na segunda corrida e agora tem apenas chances teóricas de conquistar o título.
Jeffrey Herlings, conquistou a 112ª vitória em Grandes Prémios da sua carreira! “The Bullet” subiu da 6ª para a 5ª posição na classificação do Campeonato do Mundo de MXGP antes do final da temporada. A prova de Xangai impressionou com um programa de apoio brilhante. O piloto de fábrica francês da Yamaha, Maxime Renaux, assumiu a liderança na primeira corrida, antes de ser ultrapassado por Jeffrey Herlings a três voltas do fim . Tim Gajser ultrapassou o francês na última volta. Jeffrey Herlings venceu a primeira corrida com uma vantagem de 2,5 segundos sobre Gajser e Renaux . O piloto de fábrica belga da Red Bull KTM, Lucas Coenen , que já havia lutado contra as condições húmidas da China na qualificação de sábado , começou no top 10 e terminou apenas em 9º lugar, enquanto o líder do Campeonato Mundial, Romain Febvre (Kawasaki), conseguiu ganhar 6 pontos sobre o seu rival belga, que está em 4º lugar.

As chances de título de Coenen continuaram a diminuir. A sua única chance de permanecer na luta pelo título era começar bem a segunda corrida e torcer para que Febvre ficasse o mais atrás possível. O belga realmente fez uma boa largada na segunda corrida, mas na primeira volta a sua roda dianteira prendeu num dos sulcos profundos e recém-irrigados, fazendo-o voar por cima do guiador e fazendo com que todo o grid o ultrapassasse, sendo ainda tocado por Maxime Renaux no solo. Lucas Coenen teve que fechar o grid desde o final , mas em 14º lugar apenas conseguiu limitar os danos de um dia mau, enquanto Tim Gajser assumiu a liderança na segunda corrida , mas Jeffrey Herlings assumiu a liderança na primeira volta. O piloto de fábrica espanhol da HRC, Ruben Fernandez , um pouco entusiasmado demais atrás de Romain Febvre , atacou duramente o francês, resultando em uma quase colisão entre os dois em um salto largo. Febvre terminou a corrida no terceiro lugar.
Tim Gajser diminuiu a diferença para o líder no final da corrida, mas era tarde demais para o ataque decisivo. Jeffrey Herlings também venceu a segunda corrida com uma margem estreita de 0,6 segundos sobre Tim Gajser . “The Bullet” venceu, assim, todas as três corridas em Xangai . Tim Gajser terminou em segundo lugar na classificação geral, com duas segundas colocações, à frente de Ruben Fernandez com um resultado de 5-3.

Na classificação do Campeonato Mundial, Romain Febvre agora lidera com folga sobre Lucas Coenen , com 47 pontos . Com um máximo de 60 pontos ainda em disputa, as chances de título de Coenen são agora puramente teóricas. O francês do Team KRT Kawasaki, Romain Febvre, está praticamente a um curto passo do título antes do final da temporada em Darwin. Febvre precisa de apenas mais 14 pontos para conquistar o título de 2025 , o que equivale a um sétimo lugar na corrida de qualificação na Austrália.
Resultado do MXGP Xangai :
1. Jeffrey Herlings (NL), KTM , 1-1
2. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 2-2
3. Ruben Fernandez (E), Honda, 5-3
4. Romain Febvre (F), Kawasaki, 4-4
5. Maxime Renaux (F), Yamaha , 3-6
Classificação do Campeonato Mundial após 19 das 20 corridas:
1. Romain Febvre (F), Kawasaki, 929 pontos
2. Lucas Coenen (B), KTM , 882, ( -47 )
3. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic , 665, ( -264 )
4. Ruben Fernandez (E), Honda, 599, ( -330 )
5. Jeffrey Herlings (NL), KTM , 582, ( -347 )
6. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha , 560, ( -369 )
7. Maxime Renaux (F), Yamaha , 525, ( -404 )
8. Andrea Bonacorsi (I), Fantic , 508, ( -421 )
9. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 464 ( -465 )
10. Jeremy Seewer (CH), Ducati, 368, ( -561 )


0 comentários