MXGP: Honda HRC reforça a sua formação para a temporada 2025

A Honda HRC reforçou ainda mais a sua formação para o Campeonato do Mundo de Motocross FIM 2025, com base no impressionante trio do ano passado: Tim Gajser (MXGP), Ruben Fernandez (MXGP) e Ferruccio Zanchi (MX2). A adição de Valerio Lata (MX2) à equipa em novembro promete ainda mais força, com dois pilotos a bordo da Honda CRF450R e dois na CRF250R. Esta formação completa gerou muita excitação dentro da equipa, enquanto se preparam para o que pode ser uma temporada de muito sucesso.
Claro que isto não deveria ser uma surpresa quando se consideram os elogios do pentacampeão mundial Gajser, que falhou por pouco o seu sexto título na ronda final de 2024. Apesar desta deceção, conseguiu recuperar rapidamente e teve uma prestação incrível no Motocross of Nations em Matterley Basin, indo um a um e lembrando rapidamente a todos que será o homem a abater na próxima temporada.
“Entro neste ano com uma boa atitude e com a confiança de que posso fazer melhor do que em 2024. Fiz muitas coisas boas no ano passado e estive muito perto, por isso foi decepcionante perder, mas isso é passado agora e só me posso concentrar no futuro e no que posso fazer para o tornar bom. Sinto que o meu treino de inverno foi bom, estou confortável com a moto e estou entusiasmado para o desafio que tenho pela frente. Começamos e terminamos com novas pistas e, entre elas, há todas aquelas que já percorremos antes, por isso será um ano interessante e mal posso esperar para começar.” Declarou Gajser.
Fernandez está numa situação diferente, dado que perdeu grande parte da temporada de 2024, mas o espanhol mostrou no seu regresso que é uma força a ter em conta, quando voltou à plena forma e com uma pré-época completa para trás, está pronto para mostrar a velocidade que o viu vencer na ronda de abertura da temporada de 2023. E embora a pista que visitarão na Argentina para a primeira ronda deste ano seja diferente daquela em que venceu, o piloto #70 sabe do que é capaz e está entusiasmado com a perspetiva de começar do zero em 2025.
“Depois da lesão na primeira corrida do ano passado, não consegui mostrar todo o trabalho que fiz na pré-época. E mesmo no final, estava apenas a arranhar a superfície de quão rápido acredito que poderia ter sido em muitas rondas. Agora, o meu objetivo é mostrar essa velocidade ao longo da temporada e desafiar a liderança da grelha.” Comentou o jovem piloto espanhol.
Novato na classe MX2 no ano passado, Zanchi fez uma estreia sólida no programa de 250cc reintroduzido pela Honda HRC. Apesar dos desafios, o jovem italiano teve várias prestações fortes, terminando em 10º na classificação do campeonato. Agora, com uma temporada completa de experiência e um desenvolvimento adicional da CRF250R, Zanchi está determinado a levar o seu desempenho para o próximo nível. A mudança para a Bélgica durante o inverno demonstra o seu empenho em melhorar, e está ansioso por mostrar o seu crescimento no panorama global.
“Terminar a época com a minha melhor pontuação da época deu-me realmente um impulso para este ano. Provou que o meu lugar é na frente da grelha. Temos trabalhado ao longo dos últimos meses para melhorar e também fiz algumas mudanças pessoais que acredito que também ajudarão. Claro, é fácil dizer todas estas coisas, mas tenho de ir lá e mostrar isto, e esse será o objetivo quando o portão cair na Argentina.” Disse Zanchi.
Valerio Lata, a mais recente adição à equipa, chega com um currículo impressionante no motocross europeu e a determinação para continuar o seu sucesso nos campeonatos do mundo. Tendo já conquistado um pódio como piloto joker em 2024, Lata provou que tem a velocidade necessária para a classe MX2. No entanto, compreende os desafios de uma temporada completa e aproveitou o inverno para se adaptar à bicicleta e melhorar a sua aptidão física em preparação para o exigente calendário de 20 etapas. Lata está ansioso por fazer a sua estreia oficial com a Honda HRC e está entusiasmado com a oportunidade de provar o seu valor no panorama mundial.
“É ótimo correr pela Honda HRC em 2025, mas depois de todo o trabalho árduo que fiz para chegar até aqui, sei que não posso parar de tentar agora. Agora, tenho de continuar a insistir, principalmente porque esta é uma máquina completamente diferente de tudo o que já pilotei antes. Já corri em quase todas as pistas europeias, mas estou muito entusiasmado por participar na MX2 a tempo inteiro.” Declarou Lata.
Antes do início da temporada, a equipa irá para Mantova, Itália, para o Internazionali D’Italia, no dia 9 de fevereiro, permitindo aos pilotos a hipótese de participar em algumas corridas competitivas antes do campeonato começar a sério. Depois disso, os pilotos escolherão entre provas em Montevarchi (Itália), Sommieres (França) e Cádis (Espanha) para uma preparação adicional antes de viajarem para Córdoba, na Argentina, para a abertura da temporada. Com uma formação forte e grandes expectativas, a equipa Honda HRC está pronta para mostrar as suas capacidades no Campeonato do Mundo de Motocross 2025.
0 comentários