MXGP, Indonésia: Jorge Prado vence na ilha de Lombok

By on 30 Junho, 2024
MXGP, Indonésia: Jorge Prado vence na ilha de Lombok thumbnail

Com um resultado de 2-1, o piloto espanhol da fábrica GASGAS e atual campeão Jorge Prado venceu o Grande Prémio da Indonésia de MXGP, com pontos iguais à frente de Jeffrey Herlings (KTM) e Calvin Vlaanderen (Yamaha).

Depois de vencer a primeira manga de MXGP, Jeffrey Herlings voltou a mostrar-se forte na segunda manga e assumiu a liderança na primeira parte da corrida. No entanto, um pequeno acidente atirou-o para o terceiro lugar. Herlings conseguiu recuperar o segundo lugar, mas teve que deixar a vitória no GP para Jorge Prado.

Jeremy Seewer terminou em terceiro na segunda manga, à frente de Calvin Vlaanderen, que terminou em terceiro na classificação geral. Tim Gajser caiu duas vezes e teve que se contentar com o quinto lugar. Glenn Coldenhoff teve dificuldades na segunda manga e não conseguiu passar do décimo primeiro lugar.

Filme da corrida

Tim Gajser venceu a largada da segunda manga, mas novamente foi Herlings quem tirou a liderança de Jorge Prado na primeira volta. Prado partiu para o ataque desde o início, mas a pista ficou coberta de poças devido ao excesso de irrigação. Prado escorregou e saiu da pista, então Gajser ultrapassou o espanhol e Prado caiu para o 3º lugar. Calvin Vlaanderen ( Yamaha ) caiu nos primeiros momentos da corrida e caiu do grupo da frente para o 7º lugar.

Na 4ª volta, Jeffrey Herlings caiu na liderança, permitindo que Gajser e Prado ultrapassassem o holandês. Herlings torceu o joelho e dobrou a alavanca da embraiagem, então teve que terminar a corrida com problemas. Depois houve um confronto final entre Prado e Gajser . Depois do espanhol diminuir a diferença, Gajser assumiu a linha de batalha. Prado puxou para dentro numa curva para a direita, Gajser tentou fechar a porta e tocou na roda traseira da GASGAS e caiu, baixando para o terceiro lugar. Na volta seguinte, Gajser cometeu novo erro e caiu novamente, o que fez com que o esloveno caísse para o 5º lugar e perdesse o pódio.

Jeremy Seewer (Kawasaki) terminou em terceiro nesta corrida, atrás de Jeffrey Herlings, e terminou em quinto na classificação do Grande Prêmio com um resultado de 6-3 . Após a queda na fase inicial, Calvin Vlaanderen ( Yamaha ) subiu para o 4º lugar e subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada com um resultado de 4-4.

No final, Jorge Prado venceu o Grande Prémio, garantindo a sua 7ª vitória na temporada de 2024, empatado em pontos com Jeffrey Herlings , que , no entanto, teve uma segunda volta pior e, portanto, ficou em segundo lugar. Tim Gajser terminou o dia em 4º lugar com um resultado de 3-5, mas continua a ser o líder do Campeonato do Mundo. Jorge Prado, segundo colocado na tabela, reduziu a diferença para o líder Gajser, de 34 para 22 pontos.

Dentro de exactamente uma semana o segundo Grande Prémio da Indonésia continuará no mesmo local em Lombok . No entanto, o percurso é então percorrido na direção oposta.

MXGP Lombok 1:

1. Jorge Prado (E), GASGAS, 2-1

2. Jeffrey Herlings ( KTM ), 1-2

3. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha , 4-4

4. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 3-5

5. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki, 6-3

6. Kevin Horgmo (N), Honda, 9-6

7. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna , 10-7

8. Andrea Bonacorsi (I), Yamaha , 5 -12

9. Glenn Coldenh da f (NL), Fantic , 7-11

10. Jan Pancar ( SLO ), KTM , 12-9

11. Valentin Guillod (CH), Honda, 8-13

12. Cornelius Toendel (N) , KTM , 15-8

13. Benoit Paturel (F), Yamaha , 13-10

14. Isak Gifting (S), Yamaha , 11-14

15. Yuki Okura (J), Honda, 14-15

16. Lionel Kerhoas ( F), KTM , 16-16

– Brian Bogers (NL), Fantic , DNS

– Lewis Stewart (AUS), KTM , DNS

Campeonato do Mundo de MXGP (após 11 de 20 eventos)

1. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 555 pontos

2. Jorge Prado (E), GASGAS, 533, ( -22 )

3. Jeffrey Herlings ( KTM ), 497, ( -58 )

4. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha , 381, ( -174 )

5. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki, 374, ( -181 )

6. Romain Febvre (F), Kawasaki, 327, ( -22 8)

7. Glenn Coldenh de f (NL) , Fantic , 327 ( -22 8)

8. Pauls Jonass ( LT ), Honda, 274, ( -281 )

9. Kevin Horgmo (N), Honda, 238, ( -317 )

10. Valentin Guillod (CH), Honda , 224, ( -331 )