MXGP, Indonésia: Romain Febvre volta a triunfar

By on 2 Julho, 2023
MXGP, Indonésia: Romain Febvre volta a triunfar thumbnail

Com um resultado de 2-1 nas duas mangas de corrida, o piloto francês da Kawasaki Romain Febvre venceu o Grande Prémio da Indonésia, à frente de Jorge Prado (GASGAS) e Glenn Coldenhoff (Yamaha).

Na 11ª ronda do Campeonato do Mundo de Motocross em Lombok,  as temidas chuvas em grande parte não se concretizaram. Houve algumas chuvas curtas no final da segunda corrida do MX2, mas o percurso permaneceu quase smpre seco. Contudo, o calor sufocante da Indonésia trouxe condições que exigiram o máximo desempenho dos atletas.

Do ponto de vista desportivo o fim-de-semana ficou marcado pelo duelo entre o líder do Campeonato do Mundo Jorge Prado (GASGAS) e o seu perseguidor mais direto, Romain Febvre (Kawasaki). Valentin Guillod (Honda) venceu o holeshot na primeira volta.

Corrida 1

Na primeira manga, Jeremy Seewer ( Yamaha ) e Ruben Fernandez (Honda) caíram . Os dois, que já se tinham enfrentado na qualificação de sábado, tiveram um ‘déjà vu’ na primeira volta. No final, o suíço conseguiu prevalecer e terminar a primeira corrida em P4 .

Romain Febvre liderou esta corrida durante 15 voltas antes de Prado atacar nas duas últimas, aproveitando um pequeno erro de Febvre e assumindo a liderança com uma manobra determinada. Prado tocou em Febvre na penúltima curva e venceu a primeira manga por uma margem de 7,1 segundos.

Corrida 2

O visivelmente decepcionado Febvre queria muito fazer melhor na segunda manga, mas isso não pareceu no arranque. Mais uma vez Prado assumiu as rédeas, mas foi Glenn Coldenhoff ( Yamaha ) a venceu o holeshot da segunda corrida. Depois disso, Prado assumia a liderança na primeira volta, enquanto Febvre parecia um pouco motivado demais no início da corrida.

O francês saltou para fora da pista e teve sorte de ainda conseguir manter sua posição e não voar para uma possível queda. Após este precalço, o francês da Kawasaki conseguiu então diminuir a diferença para Prado, que reagiu como pôde, mas no final Febvre afirmou-se a aproveitar o relevo das linhas externas de cada curva onde é habitualmente muito veloz.

Prado tentou diminuir a diferença para Febvre , mas o francês seguiu a sua linha e venceu a segunda manga por uma margem de 1,8 segundos. Com isso, ele e Prado somavam 47 pontos. O desempate a favor de Febvre foi a sua melhor segunda corrida. Febvre venceu assim o seu segundo Grande Prémio na atual temporada depois de triunfar em Sumbawa há uma semana.

O terceiro lugar foi para Glenn Coldenhoff com um resultado de 3-3 este domingo, batendo na segunda manga o seu companheiro de equipe suíço na Yamaha, Jeremy Seewer .

No topo da tabela, a situação em Lombok manteve-se inalterada: Prado lidera a tabela do Mundial com 103 pontos de vantagem sobre Febvre . Ruben Fernandez , Jeremy Seewer e Glenn Coldenhoff subiram. Jeffrey Herlings , que ficou de fora por causa de uma fratura cervical, caiu para o sexto lugar, agora 176 pontos atrás.

De realçar que devido aos elevados custos das corridas fora da Europa que muitas equipas privadas não conseguem arcar, houve várias formações que não se deslocaram a Lombok.

A próxima ronda do Mundial de Motocross decorre dentro de duas semanas em Loket, na República Checa. Nesta corrida, o atual campeão Tim Gajser (Honda) provavelmente estará de volta e também haverá um campo cheio de pilotos novamente.

Classificação MXGP, Corrida 1: 1. Jorge Prado (ESP, GASGAS), 34:39.379; 2. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:07.115; 3. Glenn Coldenhoff (NED, Yamaha), +0:13.678; 4. Jeremy Seewer (SUI, Yamaha), +0:20.437; 5. Ruben Fernandez (ESP, Honda), +0:30.316; etc.

Classificação MXGP, Corrida 2: 1. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), 35:34.487; 2. Jorge Prado (ESP, GASGAS), +0:01.808; 3. Glenn Coldenhoff (NED, Yamaha), +0:02.731; 4. Jeremy Seewer (SUI, Yamaha), +0:03.178; 5. Ruben Fernandez (ESP, Honda), +0:34.227; etc.

Campeonato do Mundo MXGP: 1. Jorge Prado (ESP, GAS), 562 pontos; 2. Romain Febvre (FRA, KAW), 459 p.; 3. Ruben Fernandez (ESP, HON), 415 p.; 4. Jeremy Seewer (SUI, YAM), 414 p.; 5. Glenn Coldenhoff (NED, YAM), 390 p.; 6. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 386 p.; 7. Calvin Vlaanderen (NED, YAM), 357 p.; 8. Alberto Forato (ITA, KTM), 285 p.; 9. Valentin Guillod (SUI, HON), 265 p.; 10. Mattia Guadagnini (ITA, GAS), 203 p.