MXGP, MX2: Maxime Renaux e Thibault Benistant regressam na Suíça

By on 23 Agosto, 2024
MXGP, MX2: Maxime Renaux e Thibault Benistant regressam na Suíça thumbnail

As equipas Monster Energy Yamaha Factory MXGP e MX2 vão estar na máxima força este fim de semana na 17ª ronda do Campeonato do Mundo de Motocross FIM em Frauenfeld, Suíça, com Maxime Renaux e Thibault Benistant a fazerem os seus tão aguardados regressos.

Maxime Renaux, da Monster Energy Yamaha Factory MXGP, regressa depois de se ter retirado da segunda ronda da temporada em Madrid, Espanha, para se submeter a outra operação ao seu pé direito problemático. Após meses de reabilitação, o francês de 24 anos foi finalmente libertado para voltar a correr. Embora não tenha voltado a andar de moto há muito tempo, Renaux está ansioso por regressar às corridas. Apesar de ter sido o vencedor do MXGP da Suíça do ano passado, ele aborda este fim de semana sem expectativas, concentrando-se em reconstruir gradualmente a sua intensidade de corrida e resistência, minimizando os riscos.

“A recuperação está a correr bem. Obviamente, não foi fácil submeter-me a uma nova cirurgia à lesão de 2023, mas tivemos de o fazer porque a primeira cirurgia não foi correta.” Disse Renaux. “Ainda preciso de mais tempo para voltar a estar a 100%, mas já está muito melhor do que em 2023. Estou a sentir-me bem na moto, apesar de só ter tido duas semanas de competição, por isso sei que vou chegar ao GP da Suíça sem muitas horas na moto, mas sinto que tenho o suficiente para correr. Vou mergulhar de cabeça e construir a partir daí. Não há expectativas para o fim de semana; vou alinhar com o objetivo de fazer uma corrida limpa, sem grandes riscos, apenas para ter algumas corridas no meu currículo. 2025 começa aqui, por isso este é um ponto de partida para a minha preparação da época de 2025. Ganhei na Suíça no ano passado, por isso vou para lá com boas recordações e estou ansioso por voltar”.

O regresso de Renaux vem juntar-se ao que será um fim de semana atarefado sob o toldo da Monster Energy Yamaha Factory MXGP, já que se junta aos colegas de equipa Calvin Vlaanderen, Jago Geerts e Andrea Bonacorsi. No entanto, a participação de Vlaanderen permanece incerta depois de ter sofrido uma lesão no joelho esquerdo no MXGP da Holanda no passado fim de semana. O sul-africano de 28 anos vai ter o joelho examinado por especialistas esta semana para determinar o melhor curso de ação e se pode ou não correr.

Em contraste, Bonacorsi (foto acima) está a sentir-se mais em forma e mais forte do que nunca. Depois de garantir o segundo melhor resultado da sua temporada de estreia no MXGP com o sétimo lugar na geral no Grande Prémio da Holanda no fim de semana passado, ele está determinado a manter o ritmo.

Geerts, outro piloto que regressa, tem expectativas semelhantes às de Renaux. O belga de 25 anos, que ainda está a recuperar a forma física depois de uma lesão, planeia levar cada fim de semana corrida a corrida.

A equipa Monster Energy Yamaha Factory MX2 também está de volta à força total com o regresso de Thibault Benistant. O francês de 22 anos, que venceu o MXGP da Suíça no ano passado, está ansioso por voltar à pista. Embora ainda não esteja a 100% e só recentemente tenha retomado os treinos, o seu objetivo para este fim de semana é recuperar gradualmente a intensidade e resistência da corrida, concentrando-se no progresso constante em vez de resultados imediatos.

“A recuperação correu bastante bem, embora tenha demorado algum tempo. Esperámos o mínimo necessário, mas ainda não estou a 100%. Mesmo assim, sinto-me bem na moto e gosto muito de voltar a correr. Gosto da pista – está cheia de sulcos e solavancos, o que até me agrada. A minha única expetativa é divertir-me ao estar de volta à pista”. Disse Thibault Benistant.

Rick Elzinga (foto acima) regressa à Suíça com boas memórias, depois de ter garantido o seu primeiro pódio EMX aqui em 2016. No entanto, mantém-se cauteloso com a dificuldade de ultrapassagem da pista, que pode desempenhar um papel crucial neste fim de semana. O objetivo de Elzinga é ultrapassar os seus limites e aproveitar qualquer oportunidade para melhorar a sua velocidade.