MXGP, Portugal, Corrida 1: Tim Gajser vence e torna-se o novo líder do mundial

By on 5 Maio, 2024
MXGP, Portugal, Corrida 1: Tim Gajser vence e torna-se o novo líder do mundial thumbnail

Numa dramática primeira manga de MXGP sob as condições mais adversas na lama de Águeda, o piloto de fábrica do HRC, Tim Gajser, prevaleceu, enquanto o líder do campeonato do mundo Jorge Prado (GASGAS) caiu e perdeu a liderança para o esloveno.

Na primeira manga do MXGP em Águeda as condições eram difíceis logo no início. Durante a corrida as fortes chuvas voltaram e transformaram o percurso num autêntico lamaçal.

Depois de assinar a pole Tim Gajser (Honda) fez o holeshot e desde o início estourou um emocionante duelo entre o esloveno e o piloto de fábrica da Red Bull KTM, Jeffrey Herlings . O holandês assumiu a liderança, mas na volta 6 Gajser prevaleceu. O líder do campeonato Jorge Prado (GASGAS), estava entre os quatro primeiros no início da corrida, mas uma violenta queda na volta 4 obrigou o espanhol a fazer um pit stop para receber uns novos óculos e luvas. Prado retomou a corrida e ficou fora dos pontos na 23ª posição. A partir daí, tudo o que restou ao atual campeão foi limitar os danos.

Herlings não deixou Gajser se livrar dele , mas na volta 9 teve que abandonar a corrida devido a problemas técnicos. A causa exata não pôde ser vista de fora, mas a água e a lama desempenharam um papel decisivo nas condições extremas. Frustrado, ‘The Bullet’ voltou a pé ao paddock e, após uma luta heróica, saiu de mãos vazias nesta corrida.

Isso teria aberto caminho para Gajser, mas Romain Febvre (Kawasaki) viu a sua oportunidade e diminuiu a diferença, enquanto as condições continuavam a piorar devido à forte chuva. Formaram-se canais extremamente profundos e grandes poças. Nas duas últimas voltas, Gajser também jogou fora os óculos enquanto Prado era ultrapassado e voltava para as boxes.

Na última volta, Febvre caiu para o terceiro lugar. Pauls Jonass (Honda) ficou em segundo. No final, para a maioria dos pilotos era apenas uma questão de chegar ao final. Aqueles que não falharam como Herlings e Seewer ou caíram como Prado de alguma forma conseguiram cruzar a linha de chegada. Prado salvou 6 pontos do campeonato em P15, mas teve que abrir mão da liderança do campeonato para Tim Gajser , que agora tem uma vantagem de 12 pontos antes da segunda corrida.

O fracasso de Herlings aumentou a diferença do holandês para o líder do mundial para 68 pontos.