MXGP: Romain Febvre vence no meio de muitas reviravoltas

By on 6 Abril, 2025
MXGP: Romain Febvre vence no meio de muitas reviravoltas thumbnail

O piloto de fábrica da Kawasaki, Romain Febvre, venceu o Grande Prémio da Sardenha. Um resultado de 4 / 1 bastou ao francês para se impor em Riola Sardo, à frente de Glenn Coldenhoff (Fantic) e Tim Gajser (Honda).

A viagem para ‘Riola Sand’ ofereceu um pouco de tudo: do regresso à vitória de Romain Febvre,  a um Glenn Coldenhoff que ficou a apenas um ponto de levar o fabricante italiano ao triunfo. Tudo isso enquanto víamos Tim Gajser (Honda HRC) a liderar cada vez mais e Lucas Coenen verdadeiramente assustador. Para o bem ou para o mal.

Para voltar ao degrau mais alto do pódio de um Grande Prémio, Romain Febvre teve que esperar 595 dias. Essa foi a diferença sobre Tim Gajser no final de uma emocionante Corrida 2 que deu ao Campeão Mundial de MXGP de 2015 a alegria da vitória que ele sentia falta desde Arnhem, em 20 de agosto de 2023. Quarto na primeira manga, na segunda Febvre assumiu a liderança a meio da disputa, depois de acalmar as explosões do regressado Jeffrey Herlings (então 7º após 4 voltas e 9 minutos de classe) e de um Isak Gifting com a JK Racing Yamaha que é cada vez mais uma presença esplêndida no campeonato mundial. Após assumir a liderança, o francês resistiu aos ataques do pentacampeão mundial até o fim, respondendo golpe por golpe a cada um dos ataques do rival.

Uma possível ultrapassagem do TIGA #243 teria de facto dado a vitória do Grande Prémio a Glenn Coldenhoff, que a perdeu por apenas um ponto, com um segundo e um terceiro lugar nas duas corrida. De qualquer forma, a Fantic comemora um dia memorável, colocando duas XXF 450 nos quatro primeiros lugares do GP: em segundo com o holandês que precedeu Gajser, em quarto com o italiano Andrea Bonacorsi. O piloto de Bérgamo foi o único italiano na largada devido às desistências por lesão de Mattia Guadagnini e Alberto Forato.

Com tudo isto, Tim Gajser (5-2) consolida a sua liderança mundial com 34 pontos de vantagem sobre Febvre e 59 sobre Coldenhoff, enquanto as aspirações de Maxime Renaux perdem força. O piloto da Monster Energy Yamaha, após terminar em 17º na Corrida 1, não participou da segunda manga, ainda não estando em sua melhor forma devido à recente lesão na mão direita. Lucas Coenen (Red Bull KTM) também assumiu um grande risco, vencendo esplendidamente a Corrida 1, apesar de um pequeno deslize no final. Na segunda corrida, após cair na primeira curva, ao tentar ultrapassar Jeremy Seewer pela oitava posição, literalmente caiu em voo. Partiu novamente e logo depois caiu no chão novamente, antes de parar na garagem De Carli, abalado e atordoado pelo golpe que havia sofrido.

Coenen adiou assim uma possível primeira vitória num GP no dia em que viu Jeffrey Herlings de volta à corrida. Discreto na primeira mais, terminando em vigésimo lugar, mais de 2 minutos atrás do companheiro de equipa, no segundo desafio liderou por 4 voltas antes de terminar em sétimo. Holeshot duplo, um décimo quinto e um nono lugar para Jeremy Seewer (Aruba.it-Ducati Factory MX Team) com a única Desmo450 MX na largada.

Na próxima semana, o MXGP assenta arraiais em Trentino, para o famoso Crossodromo “Il Ciclamino” em Pietramurata, no Arco di Trento, palco do Grande Prémio de Trentino de 2025, 5ª etapa do campeonato do mundo.

Resultados do MXGP da Sardenha:

1. Romain Febvre (Kawasaki)  4-1

2. Glenn Coldenhoff (Fantic)  2-3

3. Tim Gajser (Honda) 5-2

4. Andrea Bonacorsi (Fantic) 3-5

5. Kevin Horgmo (Honda) 7-8

6. Ruben Fernandez (Honda)  6-11

7. Lucas Coenen (KTM) 1-DNF

8. Isak Gifting (Yamaha)  12-6

9. Ben Watson (Beta)  8-12

10. Jago Geerts (Yamaha)  11-10

11. Valentin Guillod (Yamaha)  10-13

12. Roan van de Moos dijk (KTM)  9-14

13. Calvin Vlaanderen (Yamaha)  25-4

14. Jeremy Seewer (Ducati)  15-9

15. Jeffrey Herlings (KTM)  20-7

Campeonato (após 4 rondas de 20): 1. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 215 pontos; 2. Romain Febvre (F), Kawasaki, 181, ( -34 ); 3. Glenn Coldenh da f (NL), Fantic , 156, ( -59 ); 4. Lucas Coenen (B), KTM , 141, ( -74 ); 5. Maxime Renaux (F), Yamaha , 125, ( -90 ); 6. Kevin Horgmo (N), Honda, 114, ( -101 ); 7. Ruben Fernandez (E), Honda, 110, ( -105 ); 8. Andrea Bonacorsi (I), Fantic , 104, ( -111 ); 9. Pauls Jonass ( LT ), Kawasaki, 86, ( -129 ); 10. Mattia Guadagnini (EU), Ducati, 84, ( -131 ); etc.