MXoN, Qualificação Open: Campeão AMA no topo do MX das Nações

By on 6 Outubro, 2024
MXoN, Qualificação Open: Campeão AMA no topo do MX das Nações thumbnail

Com uma mudança tardia para a classe MX Open, Jett Lawrence, do Team HRC, foi o mais rápido nos Treinos Livres do Motocross das Nações, à frente do piloto da Monster Energy Yamaha Factory MXGP, Maxime Renaux. 

No entanto, poucos teriam previsto que o Holeshot da Fox seria do Campeão brasileiro Fabio Aparecido dos Santos na sua Yamaha Monster Energy. No entanto, o sul-americano provou não ser fácil, já que o espanhol Ruben Fernandez, do Team HRC, demorou quase uma volta a ser ultrapassado, enquanto Lawrence e Renaux também só conseguiram passar Dos Santos antes do final da primeira volta completa.

Lawrence estava a correr com o seu estilo e fluidez habituais e fez com que a passagem sobre Fernandez para a liderança, no fundo da maior subida do circuito, parecesse fácil.  A partir daí, Lawrence, Fernandez e Renaux mantiveram o seu posto, com a principal batalha a formar-se atrás deles!

O piloto da Crendon Tru7 Honda, Conrad Mewse, com os locais na multidão a incentivá-lo, passou a estrela da Fantic Factory Racing, Glenn Coldenhoff, para sexto na segunda volta, e aproximou-se de Dos Santos, que já tinha o piloto da Monster Energy Yamaha Factory MXGP, Andrea Bonacorsi, a incomodá-lo! O brasileiro perdeu as duas posições no espaço de duas curvas, antes de um inspirado Mewse passar o italiano uma volta mais tarde!  O britânico estava a gostar das condições técnicas e a sua quarta posição colocou o país anfitrião em quarto lugar no dia!

No final, Aaron Plessinger, estrela da equipa americana da Red Bull KTM Factory Racing, lutou até ao sexto lugar atrás de Bonacorsi, à frente da KTM Schmicker Racing de Cornelius Toendel, da Noruega, e da KTM TEM JP253 Racing do esloveno Jan Pancar.

Coldenhoff teve um problema mecânico que o fez descer na ordem, mas os Países Baixos ainda conseguiram o sexto lugar no dia, à frente da Eslovénia, Bélgica, EUA e Itália. Depois do holeshot heroico, Dos Santos terminou em décimo lugar, com o Brasil a qualificar-se para as corridas principais em 16º.

Jett Lawrence parecia ser sinistramente rápido nesta categoria, mas o verdadeiro confronto de dar água na boca virá na última corrida do programa de domingo, quando todos os homens das 450 estiverem juntos! Promete ser um espetáculo cativante num circuito soberbo, por isso não perca este dia incrível de corridas no Monster Energy FIM Motocross of Nations para o Troféu Chamberlain!

RAM Qualifying Race Open – Top 10: 1. Jett Lawrence (AUS, Honda), 25:03.375; 2. Ruben Fernandez (ESP, Honda), +0:06.145; 3. Maxime Renaux (FRA, Yamaha), +0:24.348; 4. Conrad Mewse (GBR, Honda), +0:38.368; 5. Andrea Bonacorsi (ITA, Yamaha), +0:45.036; 6. Aaron Plessinger (EUA, KTM), +0:46,068; 7. Cornelius Toendel (NOR, KTM), +0:56,545; 8. Jan Pancar (SLO, KTM), +0:58,669; 9. Jago Geerts (BEL, Yamaha), +1:00,169; 10. Fabio Aparecido dos Santos (BRA, Yamaha), +1:04,762; etc.

Qualificação das Nações – Top 10: 1. Espanha 3 pontos 2. França 4 pts 3. Austrália 5 pts 4. Grã-Bretanha 8 pts 5. Alemanha 9 pts 6. Países Baixos 10 pts 7. Eslovénia 10 pts 8. Bélgica 11 pts 9. EUA 13 pts10. Itália 13 pts