Opinião: Jeffrey Herlings teve muita sorte em perder o título de 2020
Perder o título de campeão do mundo de MXGP este ano poderá ter sido o menor dos problemas para Jeffrey Herlings.
De certa forma, foi “bizarra” a queda do holandês nos treinos livres do Grande Prémio de Faenza. “Bizarra” porque o piloto da KTM não parecia ir tão rápido quanto costuma andar… “Bizarra” porque não aconteceu num dos maiores saltos do acidentado circuito italiano… “Bizarra” porque ninguém esperava que JH ficasse imobilizado no chão após a queda…
Para qualquer pessoa que conduza uma moto, ver alguém ficar sem se mexer depois de uma queda dá uns arrepios que nem sequer consigo descrever. E tenho a certeza que foi isso que todos sentiram em Faenza ao verem Herlings no chão… sejam fãs, seja a família, sejam adversários.
Que o risco está inerente ao Motocross, todos sabem assim que se sentam em cima da sua moto. Mas são acontecimentos como estes que os ingleses chamam “reality checks”… que é como quem diz: “desce à terra e entende de uma vez por todas que arriscas a tua vida cada vez que vais para a pista”.
O “Bullet” tinha 60 pontos de avanço no campeonato e poderia dar-se ao luxo de controlar os seus adversários nas próximas provas sem ter obrigatoriamente de ganhar sempre.
E, justiça seja feita, 2020 foi o primeiro ano em que vi um Jeffrey Herlings mais maduro, mais ponderado, mais calculista e, acima de tudo, a não correr riscos quando não tinha de os correr.
O antigo Herlings queria ganhar todas as mangas em que participava… o atual Herlings cedeu uma vitória a Gajser no “seu” circuito de Valkenswaard em 2020!
O antigo Herlings queria quebrar todos os records no menor espaço de tempo possível… o atual Herlings tenta ganhar sempre mas, se tiver de acalmar o ritmo para garantir pontos para o campeonato, é isso que faz.
Onde quero chegar? Esta queda foi um azar! E um azar acontece a qualquer um. O azar foi perder a possibilidade de conquistar o seu 5.º título de campeão mundial de Motocross.
Mas a sorte foi muito maior que o azar… A sorte foi Jeffrey Herlings ter recuperado a sensibilidade em todo o seu corpo poucos instantes depois da queda.
Isto tudo porque Jeffrey Herlings faz HOJE apenas 26 anos de idade… Tem muito tempo pela sua frente para ser muito mais vezes campeão e para desfrutar da vida e do talento inato que possui para conduzir uma moto… PARABÉNS BULLET!!!
0 comentários