CFMOTO CF-X, modelo elétrico de motocross chega em 2026?

By on 30 Dezembro, 2024
CFMOTO CF-X, modelo elétrico de motocross chega em 2026? thumbnail

A CFMoto da China já começou a construir modelos de motocross eléctricos – revelou um vídeo do seu protótipo EVMX há um ano – mas o novo conceito CF-X mostra que uma máquina de alto desempenho destinada a competir ao nível das motos com motor de combustão interna (ICE) de 450 cc está a caminho da produção em massa.

A CFMoto oferece atualmente duas motos de cross eléctricas para crianças, a CX-2E e a CX-5E, e a sua experiência eléctrica é alargada com a marca spin-off Zeeho, inteiramente dedicada a motos e scooters citadinas a bateria. 

No entanto, com o CF-X, a Honda eleva substancialmente a fasquia do desempenho. Já vimos a Honda entrar na Taça do Mundo FIM E-Xplorer com o seu CR Electric Prototype, e a Royal Enfield anunciou recentemente um investimento no fabricante mais popular dessa gama, a Stark Future, enquanto a Yamaha tem trabalhado nos bastidores para desenvolver a sua própria máquina de motocross eléctrica. A CFMoto não revelou os seus planos para a CF-X, mas parece provável que também esteja a ir nessa direção.

O CF-X é uma evolução de quase produção do projeto EVMX visto de forma disfarçada no ano passado, com o mesmo motor, mas um quadro e estilo mais refinados. Embora a CFMoto não tenha revelado os valores de potência, confirmou que a moto utiliza um sistema elétrico de 400V e oferece três modos de condução, com uma potência que se afirma estar ao nível de uma ‘crosser’ convencional de 450cc.

Fonte:https://www.cycleworld.com

Este motor é ligado a um quadro forte e leve com suspensão convencional e totalmente ajustável da WP, uma marca que já tem ligações à CFMoto através das ligações da empresa à KTM e à sua empresa-mãe, o Pierer Mobility Group, que também detém a WP. 

O quadro em si parece relativamente normal, mas a disposição no interior é invulgar graças a um radiador montado na traseira que está bem protegido por baixo do assento do condutor. As necessidades de arrefecimento das motos eléctricas são diferentes daquelas a que estamos habituados e o radiador é mais pequeno do que o de uma moto de combustão interna e está menos exposto ao fluxo de ar. 

Isto pode ser uma indicação de que o radiador é mais importante quando a mota está parada do que quando está em movimento – ajudando a afastar o calor da bateria quando esta está a ser carregada. Juntamente com a arquitetura de 400V, muito superior à da maioria das motos elétricas e no mesmo nível de carros como os Teslas, isso sugere que o CF-X terá capacidade de carregamento rápido.

As especificações limitadas que a CFMoto confirmou até agora incluem um curso de suspensão de 12,2 polegadas em cada extremidade, juntamente com uma altura de assento de 37,8 polegadas. O tamanho da bateria não é conhecido, mas o peso da mota é de apenas 125 kg, o que sugere que não é grande. 

Fonte:https://www.cycleworld.com

Não parece ser uma bateria amovível, como a utilizada por alguns todo-o-terreno eléctricos, como a Freeride E da KTM, para que os condutores possam substituir rapidamente as baterias gastas por outras novas, mas teremos de esperar pela publicação de especificações mais detalhadas para conhecer pormenores importantes, como a autonomia da moto e os tempos de carregamento.

Quanto tempo será essa espera? Bem, há um ano, a CFMoto apresentou duas motos conceptuais na EICMA em Milão – a 125NK e a MT-X – e exatamente 12 meses depois, no evento deste ano, ambas foram reveladas em forma de produção. Logicamente, podemos esperar ver uma versão final da CF-X no próximo ano, com produção provável em 2026.

Imagem:https://www.cycleworld.com

Fonte:https://www.cycleworld.com/bikes/cfmoto-cf-x-concept-first-look/