Custom: 6 motos absolutamente loucas para o off-road
Demos a volta ao mundo para encontrar seis motos customizadas para o fora-de-estrada. Motos Adventure e Scramblers neo-retro com silhuetas estranhas e surpreendentes, construídas a partir de modelos conhecidos dos fabricantes KTM, BMW, TVS, Buell, Harley-Davidson e Yamaha.
KTM 1290 Super Adventure R by Gasoline Motor Co. (Austrália)
Tendo como base uma KTM 1290 Super Adventure R, este trabalho tem a assinatura da Gasoline Motor Co da Austrália. O seu objetivo foi manter as melhores partes da 1290, mas dar-lhe uma grande reformulação visual.
A 1290 ainda tem suspensão a WP de alta capacidade, os travões da Brembo e rodas Akront, mas toda a cobertura desapareceu. Um depósito de combustível de fibra de carbono domina a frente da moto, com um subquadro cromado personalizado que suporta um novo assento. Painéis feitos à mão “preenchem” as lacunas do quadro auxiliar, escondendo a nova caixa da bateria e os componentes elétricos realocados.
A moldura do farol e o guarda-lamas dianteiro são peças das motos de enduro da KTM, com uma unidade LED Enduro-Tech super brilhante para iluminar o caminho. A isto somam-se um par de refletores LED potentes, barras de proteção personalizadas e um silencioso de escape SC-Project. Foi também abandonada a pintura laranja característica da KTM por uma mistura de acabamentos em preto e fibra de carbono, com gráficos impressionantes para levar esta moto off-road de grande porte para além dos limites.
BMW ‘R100X’ by 10 ’til 12 (Reino Unido)
Ben Norton chamou à sua oficina ‘das 10 às 12’ porque essas são as horas que ele passa a mexer em motos. Durante o dia, ele é o engenheiro-chefe de uma equipa de Fórmula 1 – portanto, as motos personalizadas que ele constrói são repletas de detalhes bem projetados que constantemente nos surpreendem, sendo feitas ‘fora d’horas’.
O ponto de partida para esta boxer esguia foi uma humilde BMW R80R de 1995, mas dificilmente há um centímetro da moto que não tenha sido reformulado. As mudanças óbvias incluem um longo conjunto de bainhas de suspensão WP, um robusto monoamortecedor traseiro Penske e jantes 21F/18R Excel dignas do off-road. O depósito de combustível é de uma BMW R65, combinado com um assento feito sob medida e guarda-lamas Acerbis, com uma configuração de farol Baja Designs.
Detalhes mais sutis incluem o braço oscilante personalizado que provém de uma BMW R100RT, a transmissão final, e uma ampla gama de reforços de quadro e suportes de montagem. Depois, há o motor, que apresenta tudo, desde sincronismo de alumínio e tampas dianteiras até um bloco de motor reduzido. Foi inclinado para cima para melhor distância ao solo. Soma-se a isto o silencioso SC-Project de titânio com coletores de aço inoxidável e uma entrada de ar personalizada com um filtro K&N superdimensionado. Esperamos que a temporada de Fórmula 1 de 2024 não mantenha Ben muito ocupado, porque adoraríamos ver o que ele vai construir a seguir.
TVS Ronin by Smoked Garage (Jacarta, Indonésia)
A TVS Ronin que é originária da Índia, ainda é uma marca relativamente nova, mas já conquistou popularidade entre os customizadores locais. Esta moto foi personalizada pela Smoked Garage de Jacarta e mostra quanto potencial tem o monocilíndrico de 225cc. O objetivo foi optar por um estilo clássico de street scrambler.
A inspiração por trás desta Scrambler foi Sakamoto Ryōma, um lendário samurai japonês que defendeu a abolição do feudalismo ao mesmo tempo que abraçava a modernização e a industrialização (entre outras coisas). Qual a melhor maneira de homenagear o shishi do que construindo uma máquina moderna de nível industrial?
A TVS Ronin é uma moto bonita para começar, mas parece um pouco estranha de certos ângulos. Smoked aceitou o desafio eliminando tudo o que era desnecessário para revelar a base elegante da moto. A partir daí, eles reconstruíram-na através de um trabalho de metal hábil.
O depósito de combustível é novo (completo com uma tampa de combustível embutida), assim como as coberturas do radiador que se prendem à frente da moto. Um sistema de escape feito à mão serpenteia pelas tampas laterais e sai no alto. O arremate estilo Scrambler também é personalizado, com um escudo térmico integrado no lado direito.
O assento tem acabamento em couro impermeável, estampado com um padrão que repete o logotipo da TVS, a tela é montada sobre um conjunto de tirantes personalizados, projetados para imitar o punho de uma katana japonesa. As barras pretas baixas são adornadas com botões pretos estilo MotoGP, novos punhos e manetes. Pneus robustos de 170 foram colocados em novas rodas de 17”, travões atualizados com um conjunto completo de peças Brembo, bainhas de suspensão atualizadas com novos componentes internos, completam as mudanças.
Após a conclusão, o fundador da Smoked Garage, Nicko Eigert, levou a Scrambler inspirada no samurai para um teste animado pelas ruas movimentadas de Jacarta. Chamou a atenção por onde passou e até chamou a atenção da TVS, que a despachou para Goa, na Índia, para exibi-la no festival TVS MotoSoul. A única questão que permanece é se esta TVS Ronin personalizada inspirará os designs futuros da fábrica indiana. Esperamos que sim.
Buell XB12X Ulysses ‘La Bulla’ by Gdesign (Milão, Itália)
A primeira tentativa da Buell criar uma moto de turismo de aventura, a XB12X Ulysses, utilizou todas as inovações da Buell. Tinha um depósito de combustível com estrutura perimetral de alumínio, depósito de óleo oco no braço oscilante e travões perimetrais dianteiros – tudo isto envolvido por um pacote robusto com assento e guiador confortáveis (mas muito altos). Foi peculiar, sem dúvida, mas construiu um culto de seguidores.
Quando uma Buell XB12X de 2006 apareceu no estúdio GDesign de Giacomo Galbiati em Milão, este pensou que a Ulysses poderia usar um pouco mais de sabor off-road. Então transformou-a na máquina cruel que aqui vemos, apelidada de ‘La Bulla’.
“Este projeto vem da minha paixão pela marca Buell, aliada às viagens off-road”, explica Giacomo. “Na minha opinião, significa ser capaz de percorrer quilómetros em asfalto ou terra sem limites. Todas as mudanças feitas em La Bulla vão exatamente nessa direção.”
Imbuir um design agressivo e ousado na moto significou que Giacomo se livrou da maior parte da cobertura original de Buell. Todas as modificações foram feitas manualmente – e a lista é extensa. A dianteira agora ostenta uma torre de navegação GPS personalizada e utiliza faróis duplos de fábrica. A torre é totalmente personalizável e atualmente possui uma capa de telemóvel à prova d’água, um painel digital e duas tomadas USB. O guiador é alto e largo e um par de rodas raiadas foi adquirido, junto com pneus de aventura apropriados para o fora de estrada. A ‘proteção do depósito’ (que é apenas uma tampa para a caixa de ar) foi substituída por uma unidade de alumínio personalizada. O assento também foi feito do zero, com assento utilitário de couro combinado com bagageira personalizado e lanterna traseira de LED.
O quadro e o braço oscilante foram enviados para serem micropeensados e tratados com acabamento transparente, para evitar oxidação. O motor Sportster de 1200cc foi revisto e equipado com silenciador HP Corse e tubo de ligação. A transmissão por correia foi convertida em corrente e a suspensão foi levantada uma polegada na frente e atrás. Agora equipada com molas Hyperpro, esta Ulysses está mais do que pronta para incursões off-road. A moto pesa 30 kg menos que o modelo original e ganhou recentemente um prémio na Italian Bike Week em setembro de 2023. Ficou também entre as primeiras motos premiadas no prestigiado Big Twin Bike Show, na Holanda.
Harley-Davidson Sportster 883 ADVXL by Biltwell Inc. (EUA)
Há cinco anos atrás, os maníacos da Biltwell Inc. fizeram algo completamente louco, ao pilotar uma Harley-Davidson Sportster 883 na corrida de deserto NORRA 1000 na Baixa Califórnia. E porque não? A empresa californiana de peças e equipamentos conhece bem as Sportster.
“Na primavera deste ano, Rouser viajou do seu refúgio de surf no Panamá para a sua viagem anual de trabalho em Temecula, Califórnia”, disse o chefe da Biltwell, Bill Bryan. “Fizemos um brainstorming sobre o que seria necessário para converter esta moto semi-aposentada de corrida e thrash para se tornar numa moto versátil mais universal.”
Rouser desmontou o motor da Harley-Davidson Sportster 883 de 2003, reconstruindo-a com um kit S&S Cycle de 1200 cc. O motor inspira através de um carburador CV com a distribuição regular de mods e expira através de um escape personalizado com um silenciador Cone Engineering modificado. O escape tem revestimento cerâmico Jet-Hot e tem uma dobra na extremidade que aponta os gases quentes para longe da bagagem do piloto.
A 883 também beneficia de tampas de válvulas e respiros Buell XB, ignição Dyna 2000i e sistema de carregamento Cycle Electrics. Possui uma embraiagem Rekluse, um resfriador de óleo da Honda XR400 e uma bateria antigravidade leve. A moto conta com uma suspensão dianteira da Honda CRF com especificações de 250 e um par de amortecedores traseiros Elka. A Biltwell moveu também os batentes de direção para melhorar o raio de viragem da moto. As jantes Excel 21F/18R envolvem um par de pneus Metzeler MC360. Escondida atrás da carenagem está uma unidade GPS Garmin Zumo XT2, sendo também adicionadas proteções de mãos e punhos Biltwell com revestimentos aquecidos.
“Esta moto pode ter nascido e sido criada nos desertos da Califórnia, mas está a ganhar vida nova na Península do estado de Washington. No verão, a ADVXL foi a moto mais utilizada, uma vez que se comporta bem em todos os ambientes. Ainda não participei de nenhuma aventura épica de vários dias, mas esse é absolutamente o plano!”. Disse Bryan.
Yamaha XSR155 by K-Speed (Japão)
A K-Speed constrói motos personalizadas num ritmo tão alucinante que é quase impossível controlá-las. Esta usa a diminuta Yamaha XSR155 como base – mas no verdadeiro estilo K-Speed , parece pronto para o apocalipse.
A K-Speed começou por desmontar a XSR155 até a sua corajosa estrutura Deltabox e, em seguida, removeu praticamente tudo que estava por trás. Um novo subquadro tubular foi fabricado e soldado, proporcionando uma plataforma elevada para redesenhar a cobertura.
Em seguida, o depósito de combustível original foi reposicionado para ficar num ângulo mais agradável, e um assento fino foi adaptado. A frente foi tratada com um farol LED de grandes dimensões e um guarda-lamas alto. Um guarda-lamas fino finaliza a cauda. Outras mudanças incluem o novo guiador, interruptores, punhos e espelhos retrovisores. O velocímetro foi realocado e os travões foram atualizados com novas linhas e um cilindro mestre melhor.
A K-Speed optou por um esquema simples de verde e preto para dar a esta corajosa scrambler uma estética militar. Os pneus Motoz Tractionator super robustos aumentam a vibração, enquanto um escape K-Speed ’Diabolus’ extrai o máximo de ruído possível do pequeno monocilíndrico. Mais uma vez, a K-Speed provou que motos pequenas podem ser muito divertidas. Com um Yamaha XSR155 assim e quilómetros por estradas lamacentas num fim de semana, certamente voltariamos sujos e felizes!
Fonte: Bike Exif
0 comentários