Guia para as cores do óleo do motor
Este guia para as cores do óleo do motor refere-se a uma tabela de cores que pode ser utilizada para identificar se o óleo do motor continua em bom estado para utilização ou se já precisa de ser trocado.
Na tabela de cores do óleo do motor, existem dois grupos – cores de degradação regular do óleo, e casos especiais. No lado esquerdo, temos um óleo de motor novo que apresenta uma cor âmbar transparente. Com a utilização essa cor vai mudando para preto (óleo queimado e sujo).
Que cores de óleo de motor são seguras para a sua moto?
Âmbar: O óleo de motor novo apresenta geralmente uma cor âmbar clara. Esta cor pode variar ligeiramente entre diferentes marcas, mas será muito clara, transparente e cristalina.
Avermelhado: Ao conduzirmos a nossa moto o óleo do motor começa a ficar laranja e depois vermelho. Isto mostra que o óleo está a limpar o motor e a degradar-se no processo, mas não há ainda motivo para preocupações, o óleo continua a ser seguro e a proteger o motor da sua moto. Não convém, no entanto, deixar passar muito daqui.
Que cores de óleo de motor são prejudiciais para a sua moto?
Castanho escuro ou preto: Quando a quilometragem se vai acumulando, o óleo do motor começa a passar de vermelho a castanho e depois a preto. Esta mudança ocorre devido à deterioração do próprio óleo e acumulação de sujidade. Além do óleo já não manter as suas propriedades e capacidades lubrificantes esta acumulação de sujidade aumenta-lhe a viscosidade.
Estas cores indicam que o óleo do motor se degradou até ao seu limite e precisa de ser substituído.
Porque é que o óleo do meu motor está leitoso ou cremoso?
As cores mencionadas acima fazem parte do ciclo de vida normal do óleo do motor. No entanto, há certas cores do óleo que indicam um problema específico com o motor.
Castanho leitoso e cremoso: Esta textura leitosa no óleo do motor significa que houve uma fuga de líquido de refrigeração para o sistema. Isto também leva à produção de fumo de escape branco. Quando isto acontece deve-se reparar a fuga e substituir completamente o óleo do motor.
Cremoso com espuma: Óleo de cor creme com espuma no topo está contaminado por água e inutilizado. A humidade ou a água impedem o óleo de desempenhar as suas funções de lubrificação e por isso mesmo a mudança de óleo é imperativa.
Seguem-se alguns outros sinais que indicam que a sua moto necessita de uma mudança de óleo:
Motor ruidoso: Um motor ruidoso, a “bater”, é um sinal claro de que algo não está bem. Este sintoma pode ser causado por vários problemas, sendo um deles algo errado com o óleo, que não está a cumprir a sua função de lubrificação e daí o ruído do motor. O primeiro passo será verificar o nível de óleo e confirmar se precisa de ser trocado ou não.
Fumo de escape excessivo: Como dissemos mais acima fumo excessivo no escape pode ser indicação de uma fuga ou contaminação do líqui do de refrigeração.
Cheiro a óleo queimado: O cheiro a óleo queimado indica geralmente uma fuga de óleo ou um nível de óleo baixo em geral. Devemos verifique o motor para ver se detectamos alguma fuga e e verificar o nível e estado do óleo.
0 comentários