Kove 450 Rally 2024: O melhor preço absoluto!
A marca chinesa Kove traz ao mercado uma réplica comercial da máquina de fábrica com que disputou o último Dakar. O seu preço causa espanto: 9.500 euros (!), atualmente disponível na Suíça e em Itália.
Sem qualquer experiência em ralis internacionais, a marca chinesa Kove chegou ao Dakar com uma moto construída por si – e levou os três pilotos chineses completamente desconhecidos à linha de chegada. Agora vem a próxima grande novidade: a Kove 450 Rally está disponível para compra na Suíça e na Itália. Na Suíça, ao preço de 8.990 francos suiços, o que de acordo com a taxa de câmbio atual do euro, equivale a pouco menos de 9.500 euros.
O motor é um monocilíndrico com refrigeração líquida, duas árvores de cames à cabeça e os 450cc exigidos pelos regulamentos de rali. São especificados 52 cv a 9.500 rpm e 40 Nm a 7.000 rpm em conformidade com Euro5. Com 94,5 x 64 mm, as dimensões de diâmetro e curso diferem apenas ligeiramente da referência, a KTM 450 Rally Replica. Um eixo balanceador reduz a vibração e os danos causados pela vibração. A transmissão tem seis marchas.
O quadro consiste numa estrutura de aço e um braço oscilante de alumínio. O importador italiano oferece a Kove em três versões: High, Low e Pro. A versão alta possui forquilha invertida de 49 mm, com curso de 305 mm à frente, estágios de recuperação e compressão ajustáveis. Atrás o monoamortecedor central atua sobre o braço oscilante de alumínio por meio de uma alavanca. O curso da suspensão é de 300 mm, a pré-carga, recuperação, compressão em alta e baixa velocidade são ajustáveis.
Para o sistema de travagem com disco de 290 mm na dianteira e disco 240 na traseira, a Nissin fornece as pinças de travão e a Bosch fornece o ABS, que pode ser desligado ou acionado apenas na roda dianteira. A versão alta tem uma altura de assento de 960 mm. A Kove declara um peso a seco de 145 kg.
Entre o equipamento não falta a iluminação LED e display TFT de 5 polegadas que são de série. A versão High pode ser atualizada com um kit para competições. A capacidade do depósito é de 15 litros, o que é suficiente para muitos ralis de pilotos amadores. Provavelmente terá que pagar mais por depósitos maiores.
A versão baixa contenta-se com um curso de suspensão de 260/250 mm, o que reduz a altura do assento para 910 mm. Caso contrário, os elementos da mola são igualmente complexos.
A versão Pro é refinada com peças de carbono, nomeadamente uma base de torre para fixação do equipamento de navegação. Há também um amortecedor de direção, um sistema de escape de titânio e os depósitos de água potável necessários para o Campeonato do Mundo de Rally. A versão Pro não é permitida nas ruas, e entre outras coisas, não há ABS instalado e o escape pode ser muito barulhento.
Tendo em conta que uma réplica da KTM 450 Rally custa cerca de 36.000 euros e que uma moto igualmente equipada da Kove pode ser adquirida por 9.500 euros, temos que considerar isto como uma autêntica pechincha!
Ficha técnica
Motor: monocilíndrico refrigerado a líquido; DOHC 4 válvulas
Cilindrada: 448,9 cc
Diâmetro x curso: 94,5 x 64,0 mm
Transmissão/transmissão final: 6 marchas/corrente
Potência máxima: 52 cv @ 9.500 rpm
Binário máximo: 49 Nm @ 7000 rpm
Sistema de combustível: Bosch EFI
Embraiagem: Multidisco em óleo; acionado por cabo
Quadro: Aço
Suspensão dianteira: Yu-an 49mm, compressão e ressalto ajustáveis, curso 305 mm
Suspensão traseira: Yu-an monoamortecedor com articulação, totalmente ajustável, curso 300 mm
Travão dianteiro: Pinça Nissin de 2 pistões, disco com ABS comutável
Travão Traseiro: Pinça Nissin de 2 pistões, disco com ABS comutável
Altura do assento: +- 900 mm
Rodas dianteiras/traseiras: Alumínio raiado; 21 pol./18 pol.
Pneus dianteiros/traseiros: pneus CST; 90/90-21 / 140/80-18
Capacidade do depósito: 15 litros
Peso a seco: 145 kg
0 comentários