KTM deixará de fabricar as suas lendárias gamas a dois tempos
A chegada dos novos regulamentos antipoluição Euro 6 porá fim aos modelos de enduro a dois tempos da KTM. Tudo aponta para 2026 como o momento em que a marca irá cessar a produção da gama EXC.
A lendária gama de modelos de enduro 2T da KTM parece estar com os dias contados, segundo informações publicadas pelo meio de comunicação italiano ‘Motociclismo Fuori Strada. A razão não é outra senão futuras regulamentações antipoluição, onde o temível Euro 6 provavelmente eliminará outros modelos no mercado atual.
Tudo indica que a nova gama EXC 2025 será a última que o fabricante austríaco lançará no mercado sob esta lendária configuração mecânica de dois tempos. E é uma pena se olharmos para trás e vermos como a marca tem sido a que mais tem lutado para continuar a produzir este tipo de motos, investindo grandes somas de dinheiro em I&D nesta área.
Entre os avanços mais notáveis está a chegada da injeção eletrónica aos seus motores na temporada 2018 graças ao sistema TPI (Transfer Port Injection). Atualmente, a KTM dispõe de até três versões a dois tempos dentro da gama enduro, mantendo a variante 300 EXC como bastião máximo desta oferta.
Sem dúvida, se os modelos de enduro KTM a dois tempos desaparecerem em 2026, as opções que encontramos na Husqvarna e na GASGAS também desaparecerão com eles. Estamos a falar, dos modelos TE e EC nas respectivas versões de motorização e equipamentos comparáveis aos oferecidos pela marca laranja.
Em qualquer caso, teremos que esperar pelas próximas semanas para ver o desenrolar dos acontecimentos.
0 comentários