Posta à venda a Cagiva Elefant 900 i.e. (1996) de Cyril Esquirol
Tornou-se moda para os fabricantes de motos de aventura, colocarem as suas ‘big twins’ em corridas off-road difíceis, numa tentativa de vender mais motos. Nas décadas de 80 e 90, as grandes motos de dois cilindros dominavam corridas como o Rally Dakar, passando frequentemente dos 200 km/h nas pistas do deserto!
A Cagiva Elefant foi uma dessas motos. Tinha suspensão alta, rodas de 21 e 18 polegadas, depósitos de combustível dianteiro e traseiro, carenagem alta e motor Ducati 900 SS, e conquistou o primeiro lugar no Dakar em 1990 e 1994.
Podem questionar como um motor Ducati foi parar a uma Cagiva? A resposta é simples. Se não conhece a história da Cagiva, a empresa italiana foi proprietária da Ducati de 1985 até ao final dos anos 90. As peças e a tecnologia foram partilhadas por toda a empresa – daí o motor 900 SS acabar dentro do quadro feito sob medida em aço e alumínio da Elefant.
Esta Cagiva Elefant em particular é uma genuína ex-moto de corrida do Dakar. Disputou o Rally Dakar de 1996 com Cyril Esquirol – uma lenda off-road francesa que detém o recorde de maior número de vitórias no agora extinto Gilles Lalay Classic. Infelizmente, Cyril não se saiu tão bem no Dakar, com uma lesão na cabeça sofrida numa queda que o forçou a abandonar o rali mais cedo.
Após este infeliz acidente, a moto regressou a casa, foi reparada, restaurada e colocada em exibição estática, e provavelmente é por isso que parece tão perfeita. Usa uma forquilha Marzocchi convencional com barras de 45 mm e um amortecedor Öhlins com reservatório remoto, com 290 mm de curso em ambas as extremidades. O braço oscilante de seção quadrada é bonito e robusto, assim como os pneus e a placa protetora de alumínio.
Inclinando a balança para 180 quilos, é muito mais leve do que parece. Isso provavelmente deve-se ao fato da sua ciclística ser feita sob medida em fibra de carbono e alumínio.
Esta Cagiva Elefant 900 está atualmente à venda na Bonhams , com um preço inicial em torno de 7.500 dólares (7.106 euros). Tendo em conta que a Ducati DesertX veio buscar muita da sua inspiração a esta moto, e que com esta pintura fica deslumbrante, é certamente uma boa compra!
0 comentários