MotoAmérica: Indian celebra o fim de uma era de grandes sucessos

By on 22 Agosto, 2024
MotoAmérica: Indian celebra o fim de uma era de grandes sucessos thumbnail

A Indian Motorcycle celebra o fim de uma era de domínio nas corridas de Flat Track, uma vez que as novas regras da AFT exigem motores apenas de produção, tornando a FTR750 inelegível.

A marca americana deixa assim para trás um legado sem precedentes em que garantiu sete títulos nas SuperTwins e mais de 100 vitórias em 135 corridas do campeonato MotoAmérica.

Em 2016, a Indian Motorcycle apresentou a FTR750, uma máquina de corrida de pista plana projetada para impulsionar a marca de volta às corridas profissionais após um hiato de 60 anos. Na sua oitava temporada de competição, a Indian FTR750 estabeleceu-se como a moto de corrida mais dominante na história do desporto. “Desde 1901, as corridas têm sido fundamentais para o ADN da marca Indian Motorcycle”, disse Gary Gray, Vice-Presidente de Corridas e Serviços da Indian Motorcycle. “Desde os nossos fundadores, Hendee e Hedstrom, que competiam em corridas de resistência no início dos anos 1900, até à dominante Wrecking Crew do final dos anos 40, a Indian tem vindo a ganhar corridas. A FTR750 foi o modelo devolveu à Indian um lugar de domínio competitivo.”

Desde a sua estreia, a FTR750 não só reviveu a tradição histórica da Indian Wrecking Crew original, como também revolucionou o panorama das corridas em pista plana – ganhando rapidamente a reputação de ser a máquina mais dominante no paddock da AFT. Com três corridas restantes na temporada de 2024, a FTR750 tem uma proporção de 75% de vitórias, vencendo 101 das 135 corridas. Garantiu um total de 286 pódios em 129 corridas, obtendo um rácio de 96% de pódios. A FTR750 tem um registo de campeonato perfeito, vencendo todos os títulos da categoria rainha desde 2017.

“Eu tive a sorte de estar nesta jornada com a Indian Motorcycle desde o primeiro dia”, disse o atual campeão da AFT SuperTwins, Jared Mees. “Correr com a FTR750 tem sido uma experiência incrível, pois nunca experimentei uma moto como a FTR750 em todos os meus anos de competição. Tivemos imenso sucesso nos últimos oito anos e tem sido uma verdadeira honra fazer parte da Indian Wrecking Crew.”

Mees tem sido um elemento crucial para o sucesso da FTR750. Além de ser o piloto de fábrica herói da Indian Motorcycle desde 2017, Mees desempenhou um papel inestimável no desenvolvimento da FTR750 – fornecendo feedback e insights de nível especializado aos engenheiros da Indian Motorcycle e da S&S Cycle, que desenvolveram o quadro da FTR750. Pilotando a FTR750, Mees garantiu cinco títulos de campeonato. Com uma vantagem de seis pontos na classificação das SuperTwins, e a três corridas do fim, Mees procura completar o registo perfeito da FTR750 e assegurar um novo recorde de 10 títulos no campeonato.

Para além dos seus esforços de fábrica, a Indian Motorcycle tem sido uma grande apoiante das equipas privadas. A marca americana desembolsou até hoje mais de 4 milhões de dólares equipas privadas e desde 2017, 45 pilotos competiram com a Indian FTR750.