Troféu Nacional de Sprint Enduro MotoEspinha 2019

By on 31 Julho, 2019

A Federação de Motociclismo de Portugal promove este ano, o Troféu Nacional de Sprint Enduro MotoEspinha 2019, que visa ser um teste de Velocidade, Endurance e Fiabilidade para os pilotos e motos, baseado numa serie de Especiais a percorrer num dia de corrida.

Este Troféu será composto por 3 corridas, que têm as seguintes datas:

  • 15 de Setembro – Cantanhade
  • 06 de Outubro – Sandim
  • 01 de Dezembro – Castanheiro de Pera.

Estas corrida poderão ser organizadas segundo 2 formatos:

1º Formato: Closed Course

Na primeira parte deste formato, a corrida será composta por 2 especiais de enduro. Os pilotos, divididos em 2 grupos (federados e não federados), fazem passagens (numero das passagens é definido pela organização) numa das especiais e depois trocam para a outra especial. Todas as passagens são cronometradas e têm a particularidade de cada piloto partir a cada 30seg.

Na segunda parte deste formato, as duas especiais da primeira parte são ligadas formando uma especial única com o nome de ENDURANTE TEST.

Nesta ENDURANCE TEST, decorrerá uma prova de resistência, com duração dependente da Classe em que o piloto se insere. A duração máxima desta, será de 2:00H para pilotos federados e de 1:30H para pilotos não federados.

Para esta prova de resistência, os pilotos serão divididos em três grupos, conforme as classes a que pertençam:

  • Grupo A – Classe de Elite e Open
  • Grupo B – Classe de Veteranos, Super Veteranos e Senhoras
  • Grupo C – Hobby e Super-Hobby

Cada grupo faz a sua partida com uma diferença de 3min, fazendo com que todos os pilotos estejam a realizar a corrida ao mesmo tempo.

Entre outras particularidades desta prova, que devem ser conferida no regulamento geral (Aqui), temos a partida do tipo “Le Mans”, em que os pilotos estão no lado contrario da pista onde as motos estarão alinhadas, tendo de correr até às motos após o sinal de partida, a obrigação dos pilotos realizarem duas passagem pela assistência e ainda que os pilotos têm de participar nas duas partes do formato.

2º Formato: Open Course

Neste formato, as especiais têm um percurso típico de enduro, podendo conter obstáculos naturais ou artificiais. Existirão duas especiais cronometradas, a Special Test 1 e a Special Test 2, e dois percursos de ligação que são apenas ligação directa entre as especiais. A Special Test 1 terá uma dimensão aproximada entre os 10 e os 20 minutos e a Special Test 2 uma dimensão aproximada entre 3 e os 6 minutos.

Estas especiais serão percorridas várias vezes por todos os pilotos, sendo o número de voltas dependente de cada Classe.

Neste formato, os pilotos partirão para a primeira ligação agrupados dois a dois, dentro do seu minuto estabelecido, com um espaçamento de 1 minuto entre cada grupo. Chegados à especial cronometrada, estes partirão pela sua ordem de chegada com um intervalo mínimo de 30 segundos entre cada piloto. Existiram controlos de passagem ao longo das especiais, sem que o piloto tenha necessidade de parar ou abrandar. A não passagem num destes pontos, por parte de um piloto, implica a sua desclassificação.

Cada piloto terá um tempo máximo para cumprir uma volta completa, onde inclui o tempo gasto nas especiais cronometradas, nas ligações e na zona de assistência.

A classificação é distinta para os 2 formatos

Para o formato de Closed Course, existirá uma pontuação independente para ambas as fases da prova, isto é, para especiais da manhã e para a resistência da tarde. Um piloto que não complete as especiais da manhã, poderá ainda pontuar na resistência da tarde, no entanto a participação nas especiais da manhã é obrigatória para poder pontuar na resistência da tarde.

Assim, o somatório dos tempos do conjunto das especiais da 1ª parte, mais eventuais penalizações, dará origem a uma classificação, onde ganhará o piloto que efetuar o menor tempo no somatório das passagens nas duas Especiais.

A pontuação começa nos 15pontos para o 1º classificado e diminui 1 ponto por cada posição.

Na 2ª parte, os pontos são atribuídos da mesma forma, 15pontos para o 1º classificado e diminui 1 ponto por cada posição.

Para o formato de Open Course

O piloto vencedor de cada classe será o piloto que, realizando a totalidade do percurso, obtenha o menor tempo no conjunto das especiais cronometradas, contando também com eventuais penalizações. A pontuação a atribuir, em cada classe, será 20 pontos para o 1º classificado, 17pontos para o 2º classificado, 15pontos para o 3º classificado, 13 pontos para o 4º classificado e 11pontos para o 5º classificado, a partir do 6º classificado diminui sempre um ponto.


Podem ver o regulamento geral deste Troféu no Aqui.

Cartaz Sprint Enduro – Cantanhede
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments