TrialGP: Bou “carimba” nova vitória em Viana do Castelo

By on 14 Abril, 2025
TrialGP: Bou “carimba” nova vitória em Viana do Castelo thumbnail

A segunda etapa do Campeonato do Mundo decorreu este fim de semana em Viana do Castelo. Um erro raro na Power Section no último dia podia ter impedido Toni Bou (Montesa) de registar prestações consecutivas com pontuação máxima, mas o astro espanhol ainda ampliou a sua liderança no último dia do TrialGP de Portugal.

A etapa portuguesa confirmou-se como um enorme sucesso, naquela que foi uma estreia absoluta da cidade de Viana do Castelo como palco da prova. O elevado nível organizativo do Motoclube Foz do Lima, em estreita colaboração com o Município de Viana do Castelo, aliado à beleza natural da região e ao calor do muito público que rumou à cidade vianense, criaram um ambiente memorável para uma centena de pilotos presentes.

No último dia, repetiram-se os vencedores do primeiro dia de competição: Toni Bou (Montesa) em TrialGP, Berta Abellan (Scorpa) em TrialGP Women e Ryon Land (Sherco) em Trial3 reforçaram a sua liderança isolada no campeonato. Já Harry Hemingway (Beta) em Trial2 e Daniela Hernando (Beta) em Trial2 Women, acabaram por conquistar as suas primeiras vitórias da temporada, neste derradeiro dia de competição.

Destaque ainda para Maria Afonso (Montesa), a única representante portuguesa em prova, que voltou a alcançar um 14.º lugar em Trial2 Women, demonstrando garra e determinação perante zonas de nível mundial.

No novo e emocionante desafio da Power Section, realizado na alterada zona 12 e perante uma verdadeira multidão, os maiores aplausos foram para Jaime Busto (GasGas) em TrialGP e Naomi Monnier (Beta) em TrialGP Women, que conquistaram a vitória nesse segmento decisivo – amealhando desta forma 3 pontos extra para o campeonato.

Esta etapa do TrialGP de Portugal ficará certamente na memória de todos os que participaram e assistiram, não só pelo nível competitivo, mas também pela excelência da organização e o acolhimento caloroso da cidade anfitriã. Uma prova que trouxe a modalidade à cidade, com um percurso em grande parte “urbano” e que contou ainda com 3 zonas indoor.

Depois de Portugal, a competição ruma agora ao Japão, onde entre os dias 16 e 18 de maio, em Motegi, terá lugar a terceira ronda pontuável para o TrialGP 2025.

Dixit

“Estou muito contente com o fim de semana. Conquistamos quase todos os pontos possíveis. Foi pena não termos conquistado todos os pontos na Power Section, mas o resultado global é muito positivo. O fim de semana foi muito completo e fui muito consistente, com quatro vitórias. Quero agradecer à equipa, porque foram fantásticos. Agora estou ansioso pela corrida em casa da equipa, no Japão, que é muito importante para nós. Temos vários dias para nos prepararmos, tentar estar na nossa melhor forma e alcançar bons resultados.” Declarou o vencedor, Toni Bou.

Campeonato (após 2 etapas): 1º Toni Bou (Honda HRC Montesa) 160 pontos; 2º Jaime Busto (Gas Gas Factory) 138; 3º Gabriel Marcelli (Honda HRC Montesa) 114; 4º Matteo Grattarola (Beta Factory) 108; 5º Aniol Gelabert (TRRS Factory) 94; 6º Jack Peace (Sherco Factory)       77; 7º Hugo Dufrese (Beta) 73; 8º Alex Canales (Montesa Talent School) 72; etc.