TrialGP: Toni Bou vence primeira ronda em Málaga

By on 6 Abril, 2025
TrialGP: Toni Bou vence primeira ronda em Málaga thumbnail

O atual campeão Toni Bou (Team Honda HRC Montesa) iniciou a sua busca pela décima nona coroa consecutiva do TrialGP com um início imponente no TrialGP de Espanha – primeira ronda do Campeonato do Mundo de Trial de 2025.

O início de qualquer nova temporada traz sempre mais emoção, mas com um formato de evento reformulado – incluindo uma ‘Power Section’ para agradar ao público, disputada contra o relógio para terminar a competição do dia nas classes de elite TrialGP e TrialGP Feminino – os níveis de adrenalina eram altíssimos na cidade espanhola de Benahavis.

Outra novidade para 2025: cada “volta” foi renomeada como uma “corrida”, com pontos de campeonato marcados no final de ambas as corridas e com um limite de tempo drasticamente reduzido em cada secção – de noventa para sessenta segundos – garantindo que não houve redução na intensidade, os concorrentes enfrentaram uma série de novos desafios difíceis.

Como já vimos muitas vezes, Bou adora um novo desafio e a estrela espanhola de trinta e oito anos superou as expectativas, vencendo a Corrida 1 com apenas oito pontos, metade do seu companheiro de equipa Gabriel Marcelli, que ficou em segundo lugar, e treze à frente de Aniol Gelabert (TRRS), com Jaime Busto (GASGAS) mais um ponto atrás para completar o top 4 espanhol após vencer um tie-break com o veterano italiano Matteo Grattarola (Beta).

Os melhores pilotos do mundo enfrentaram um desafio difícil desde o início. O primeiro troço – numa encosta precariamente íngreme e repleta de pedras – obteve o máximo de pontos de todos, exceto Bou e Gelabert na corrida de abertura. Foi igualmente desafiante na segunda tentativa, quando apenas Bou e Busto chegaram ao final, e a secção dois foi ainda mais difícil, com um grande passo de uma aceleração mínima a revelar-se impossível para todos os concorrentes do TrialGP em ambas as corridas.

Depois de Bou ter saído vitorioso na primeira corrida, a situação parecia mais semelhante na segunda corrida, com o atual campeão a manter uma vantagem confortável. No entanto, uma velocidade máxima surpreendente na secção dez, que serpenteava para cima, para baixo e em torno de uma encosta aberta coberta de pedras, reduziu a sua liderança e colocou Marcelli e Busto de volta a uma distância de ataque.

Com a secção final decisiva, primeiro Busto manteve vivas as suas esperanças de vitória com uma volta tranquila, depois Marcelli produziu uma corrida impecável para chegar ao topo antes que ambos vissem as suas hipóteses de vitória frustradas pela volta precisa de Bou, que lhe deu uma pontuação final de dez, dois à frente de Marcelli e três à frente de Busto.

“Foi um dia incrível para começar o campeonato”, disse Bou. “Estou super feliz por ter ganho as duas corridas. Houve muita pressão, mas para mim foi um dia perfeito.”

Grattarola subiu uma posição para o quarto lugar, com dezoito, com Gelabert a completar o top cinco, com um total de vinte e nove.

Com a atual campeã do TrialGP Feminino, Emma Bristow, retirada, a favorita da casa Berta Abellan (Scorpa) começou o dia como a piloto a ser batida, mas a italiana Rabino claramente não leu o guião e a jovem de dezoito anos teve um desempenho impressionante para vencer a Corrida 1 com uma perda de catorze pontos, quatro à frente da britânica Kaytlyn Adshead (Sherco), que claramente se adaptou rapidamente à sua nova máquina.

A checa Denisa Pecháčková (TRRS) – campeã do Trial2 Feminino em 2022 – ficou num sólido terceiro lugar com dezanove pontos depois de vencer um tie-break com a italiana Alessia Bacchetta (GASGAS), com Abellan a surpreender em quinto lugar com vinte.