Africa Eco Race: Aprilia lidera com duas motos no top 3
O Team Aprilia Tuareg Racing regressou ao topo da classificação geral da Africa Eco Race 2025 graças à vitória de Jacopo Cerutti na terceira etapa do rally raid. O pódio é completado por um excelente Francesco Montanari, que termina na terceira posição no final da etapa de Tagounite a Touizgui.
A terceira etapa, com 546,51 km de extensão, conduziu os pilotos ao oásis de Touizgui, com uma longa especial caracterizada por novos trilhos entre areia profunda e caminhos rochosos. Muitos trechos da rota eram novos, aumentando as dificuldades de navegação e testando as habilidades técnicas e estratégicas dos pilotos.
Na categoria de motas, Jacopo Cerutti (Aprilia Tuareg) dominou a etapa, vencendo a especial à frente de Alessandro Botturi (Yamaha), que terminou a 3 minutos e 19 segundos. Francesco Montanari, também com uma Aprilia, fechou o pódio a mais de 22 minutos do vencedor. Na classificação geral, Cerutti lidera agora, com Botturi a seguir por pouco mais de um minuto. Montanari sobe ao terceiro lugar da geral, a menos de dois minutos do seu colega de equipa.
A batalha entre estes três pilotos italianos está a intensificar-se, especialmente porque Alessandro Botturi está agora sozinho a representar a Yamaha depois da desistência de Pol Tarres ontem. O norueguês Pål Anders Ullevålseter garantiu o quarto lugar na etapa e subiu para o quarto lugar da geral, enquanto Guillaume Borne caiu para o quinto lugar.
Na categoria Xtreme Rider by Motul, Guillem Martinez Boronat (Espanha) ocupa o oitavo lugar da geral, enquanto Joan Pedrero, aos comandos de uma Harley Davidson Panamerica, continua entre os dez primeiros na nona posição.
Jacopo Cerutti comentou após a sua vitória: “Uma boa etapa para mim, mas muito exigente fisicamente, tal como no ano passado nesta zona. Com muita areia e secções muito rochosas, não se pode ficar sentado na moto mais de três segundos – é um terreno extremamente desafiante.”
Alessandro Botturi, segundo classificado: “Hoje foi uma etapa muito dura. Foi fisicamente exigente e a navegação foi complicada. Tive uma grande batalha com o meu principal rival e rodámos juntos durante grande parte da etapa. Foi uma questão de nos aguentarmos e garantirmos que não cometemos erros para continuarmos na luta pela vitória geral.”
Esta sexta-feira os concorrentes seguem para sudoeste para chegar a Laâyoune com uma quarta etapa de 499 quilómetros, dos quais 486 quilómetros de troço seletivo.
Resultado da 3ª etapa:
1º Jacopo Cerutti (APRILIA TUAREG)
2º Alessandro Botturi (YAMAHA XTZ690) +3m19
3º Francesco Montanari (APRILIA TUAREG) +22m04
4º Pal Anders Ullevalseter (KTM 450 RALLY) +24m04
5º Guillaume Borne (HUSQVARNA 450 FR) +38m53
6º Giovanni Gritti (HONDA CRF 450) +40m36
7º Fujiwara Shinya (HUSQVARNA FR450 RALLY) +41m54
8º Mathieu Libaert (KTM RALLY REPLICA) +43m59
9º Marco Menichini (APRILIA TUAREG 660) +50m53
10º Filippo Pietri (KOVE 450 RALLY) +51m05
Geral (após 3 etapas)
1º Jacopo Cerutti (APRILIA TUAREG) 10m34m32
2º Alessandro Botturi (YAMAHA XTZ690) +1m22
3º Francesco Montanari (APRILIA TUAREG) +59m24
4º Pal Anders Ullevalsetter (KTM 450 RALLY) +1h11m22
5º Guillaume Borne (HUSQVARNA 450 FR) +1h14m2
0 comentários