Africa Eco Race: Botturi aumenta a sua liderança na classificação geral

By on 9 Janeiro, 2025
Africa Eco Race: Botturi aumenta a sua liderança na classificação geral thumbnail

A oitava etapa do Africa Eco Race 2025 em Amodjar, na Mauritânia, teve como vencedor Francesco Montanari (Aprilia) que conquistou a sua primeira vitória de sempre na prova. Alessandro Botturi (Yamaha) que rodou grande parte da tirada ao lado de Jacopo Cerutti, aumentou a sua vantagem na geral para nove minutos e 49 segundos, a apenas quatro etapas do final.

O italiano Francesco Montanari (Aprilia) destacou-se, conquistando a sua primeira vitória na etapa em 4h14, à frente do norueguês Pål Anders Ullevålseter (KTM) por 2 minutos e 55 segundos. Este último conseguiu um regresso impressionante depois de ter partido em 36º esta manhã. Guillaume Borne (Husqvarna) completou o pódio, terminando 11 minutos e 51 segundos atrás do vencedor. Aliviado das dores nas costas graças aos cuidados da equipa médica, Guillaume provou que quando está em boa forma, é um candidato ao pódio.

Os líderes da classificação geral, Alessandro Botturi (Yamaha) e Jacopo Cerutti (Aprilia), terminaram em 10º e 13º, respetivamente, tendo cada um cedido quase 30 minutos. Esta pode ser uma estratégia deliberada para evitar a abertura da pista amanhã, onde se espera uma navegação complexa. Cerutti, de volta à sua melhor forma depois de ter lutado contra a febre ontem, mostrou-se confiante.

Na classificação geral, Botturi mantém a liderança com uma vantagem de 9 minutos e 49 segundos sobre Cerutti. Montanari sobe ao terceiro lugar, a 1h46 do líder, seguido de Guillaume Borne a 1h55.

Alessandro Botturi (Yamaha) “Hoje tratou-se de gerir a minha vantagem. Foi uma etapa muito dura, com ventos fortes e tempestades de areia que tornaram a navegação extremamente difícil. Teria sido fácil perder muito tempo, por isso assegurei-me de apanhar o Cerutti na primeira oportunidade e, a partir daí e até ao final da etapa, mantive-me com ele para aumentar a minha vantagem na classificação geral. Faltam apenas mais três especiais cronometradas e tenho uma boa vantagem, mas isto é um rali e tudo pode acontecer.”

Jacopo Cerutti (Aprilia), debilitado por um vírus gastrointestinal que o afetou durante toda a etapa, terminou na décima terceira posição. Apesar disto, mantém a segunda posição na classificação geral com uma vantagem de +9’49” para o líder. “Não me sinto muito bem, estou com uma virose gastrointestinal e não consigo comer nem beber desde ontem. Fui primeiro, mas não foi fácil abrir a estrada porque havia muitas dunas. Preferi terminar a etapa da melhor maneira possível .”

O estado de Andrea Perfetti

O relatório médico do piloto nº 58, Andrea Perfetti, mostra sinais estáveis e encorajadores esta noite. O piloto, ferido no acidente que envolveu um avião ligeiro da organização, será transportado amanhã para um hospital em Milão, onde a sua mulher e filhos o esperam. Toda a equipa organizadora do Africa Eco Race e todos os concorrentes estão a pensar nele e na sua família durante este momento difícil.

Joan Pedrero continua a liderar tranquilamente a classe de multicilíndricas + de 1000cc, discutindo com a Harley-Davidson Pan América um lugar no Top 10 da classificação geral. O espanhol ocupa a 10ª posição da classificação geral.

A nona etapa, que homenageará René Metge, lenda dos ralis e cofundador do Africa Eco Race, levará os concorrentes até Azarane, ainda na região de Adrar.

Resultado da Etapa 8

1º Francesco Montanari (Aprilia) 4h16m27

2º Pal Anders Ullevalseter (KTM) +2:55

3º Borne Guillaume (Husqvarna) +11:51

4º Marco Menichini (Aprilia) +12:47

5º Guillem Martinez Boronat (KTM) +14:17

Classificação Geral (após 8 de 12 etapas)

1º Alessandro Botturi (Yamaha) 30h10m46s      

2º Jacopo Cerutti (Aprilia) +9:49

3º Francesco Montanari (Aprilia) +1h46m14s

4º Borne Guillaume (Husqvarna) +1h55m38s

5º Guillem Martinez Boronat (KTM) +2h02m45s