Africa Eco Race: Botturi vence sexta etapa e destaca-se na geral

By on 7 Janeiro, 2025
Africa Eco Race: Botturi vence sexta etapa e destaca-se na geral thumbnail

Alessandro Botturi (Yamaha) passou pelas dunas da Mauritânia para conquistar a vitória na Etapa 6 do Africa Eco Race e abrir uma vantagem de 15 minutos e 30 segundos no topo da classificação geral. Um problema com a mousse do pneu traseiro atrasou Jacopo Cerutti (Aprilia).

Partindo de Dakhla, a ação de segunda-feira viu os concorrentes enfrentarem uma ligação de 394 km, atravessando a fronteira da Mauritânia no posto fronteiriço de Guerguerat para o início da especial de 172 km.

Depois de ter lutado contra uma febre nas duas etapas anteriores e de ter cometido um erro de navegação que lhe custou mais de uma hora na Etapa 5, Botturi aproveitou ao máximo o dia de descanso em Dakhla para recuperar e voltar a lutar na sexta etapa. À entrada da segunda etapa do Africa Eco Race (AER), o piloto de 48 anos estava atrás de Jacopo Cerutti, que tinha cometido o mesmo erro que Botturi na etapa anterior, por um minuto e 30 segundos, numa épica batalha pela vitória a dois que tem visto a liderança mudar de mãos todos os dias, com nenhum dos pilotos a conseguir abrir uma diferença de mais de três minutos sobre o outro.

No entanto, nesta etapa o azar tocou a Cerutti que enfrentou um problema na mousse do pneu traseiro, devido às altas temperaturas, que afetaram todo o andamento da etapa. Apesar da situação de grande stress, Cerutti demonstrou as suas excelentes capacidades de condução, conseguindo terminar na vigésima sexta posição e agora é segundo na classificação geral, a +15’30” do líder.

“ Foi um dia complicado devido ao problema na mousse do pneu traseiro. Isso já me tinha acontecido comigo há alguns anos, então sabia como lidar com a situação. Resolvi forçar o máximo que pude e, no km 150 parei, peguei as ferramentas, retirei o aro traseiro e arranquei o pneu. Parti novamente chegando à linha de chegada apenas com o aro. Apesar de tudo, consegui limitar os danos. Ainda estamos na luta e vou dar o meu melhor nas próximas etapas”. Disse Botturi.

Isto permitiu a Botturi dançar na areia do deserto do Sahara com a sua Ténéré World Raid GYTR e garantir a sua terceira vitória na etapa do rali. Botturi, que adora correr nas dunas, começou logo a acelerar, ganhando tempo e ultrapassando várias motas à sua frente, acabando por terminar o segmento cronometrado como venedor da etapa em uma hora, 31 minutos e 45 segundos.

“Já estava a apanhar o Cerutti à minha frente, mas depois ele teve um problema no final da etapa, o que me permitiu abrir uma boa vantagem na classificação geral. Estamos agora no verdadeiro deserto, pelo que todos os dias são incrivelmente difíceis, pois é muito fácil cometer um erro de navegação e perder muito tempo. É bom estar a liderar, mas ainda há um longo caminho a percorrer e temos de nos manter concentrados e continuar a insistir até ao fim, pois tudo pode acontecer.” Disse Botturi.

Destaque para a atuação do veterano do Dakar, Pal Anders Ullevalseter que com a KTM 450Rally terminou a etapa a somente 2:56 minutos da Yamaha Ténéré bicilíndrica de Botturi. O número da Aprilia, Jacopo Cerutti , perdeu muito tempo na etapa que terminou na 26ª posição. Francesco Montanari (Aprilia) terminou a especial na 33ª posição, com uma desvantagem de +20’56” para o vencedor da etapa.

Classificação geral (após 6 etapas)

1º Alessandro Botturi  (YAMAHA) 22:30:55

2º Jacopo Cerutti (APRILIA) +15:30 minutos

3º Borne Guillaume (HUSQVARNA) +1h36:57

4º Pal Anders Ullevalseter (KTM 450 RALLY) +1h38:10

5º Francesco Montanari (APRILIA) +1h41:48

6º Joan Pedrero (HARLEY DAVIDSON) +2h02:47

7º Guillem Boronat Martinez (KTM) +2h04:43

8º Mathieu Liebaert (KTM) +2h09:07

9º Nicolas Charlier (YAMAHA) +2h14:01

10º Marco Menichini (APRILIA)                +2h15:09