Africa Eco Race: Cerutti recupera liderança antes do dia de descanso

By on 4 Janeiro, 2025
Africa Eco Race: Cerutti recupera liderança antes do dia de descanso thumbnail

Enquanto os líderes da corrida terminaram na parte inferior da classificação, outro piloto da Yamaha aproveitou ao máximo para conquistar a vitória da etapa. O belga Nicolas Charlier fez tudo para garantir a vitória na etapa, a sua primeira em rally raid, subindo a sexto da geral.

A quinta etapa do Africa Eco Race, com um percurso total de 629,37 km, levou os pilotos de Laayoune a Dakhla, última paragem marroquina antes do dia de descanso, atravessando as típicas paisagens desérticas do sul de Marrocos. Mais uma vez, o dia começou em novos trilhos que levaram os pilotos pelas dunas, antes de continuarem num percurso muito rápido por vastas extensões de areia compactada.

Alessandro Botturi conseguiu incrivelmente superar uma febre e um erro de navegação para recuperar e terminar a Etapa 5 do Africa Eco Race em 37º lugar, garantindo que continua em segundo lugar na classificação geral e firmemente na luta pela vitória.

Depois de ter vencido a 4ª Etapa e de ter recuperado a liderança da 16ª edição do Africa Eco Race (AER), abrindo uma vantagem de dois minutos e 50 segundos sobre o seu principal rival Jacopo Cerutti, apesar de estar a sofrer de febre alta e gripe, a condição física de Botturi piorou antes da 5ª Etapa. Apesar disso, o italiano, que não tinha terminado fora dos dois primeiros nas quatro etapas anteriores, manteve-se determinado a concluir a última etapa antes do dia de descanso, onde irá beneficiar do tempo extra para se recuperar.

“ Acordei esta manhã a sentir-me muito doente e não tinha a certeza se conseguiria rodar de moto, mas sabia que, se conseguisse aguentar o dia de hoje, teria mais um dia para recuperar em Dakhla. Não estava nem perto de estar a 100%, o que me levou a cometer um erro de navegação, mas o mesmo aconteceu com muitos dos outros pilotos. Quando me apercebi do meu erro, estava determinado a recuperar o tempo perdido e acompanhei Cerutti até ao fim, dando tudo por tudo. No final, embora tenha perdido algum tempo para ele, podia ter sido muito pior, e estamos ambos empatados na luta pela vitória, quando ainda faltam sete etapas. O foco está em tentar descansar para estar a 100% na Etapa 6 e garantir que podemos lutar pela vitória até ao fim!” Disse Alessandro Botturi.

Francesco Montanari recuperou das dificuldades encontradas durante a quarta etapa, fechando a quinta etapa na segunda posição geral, a +2’30” do vencedor da etapa. Um dia mais complexo para Jacopo Cerutti que terminou na trigésima quinta posição da geral depois de algumas dificuldades de navegação. Porém, graças à vantagem que acumulou sobre o seu perseguidor direto e nas etapas anteriores, Cerutti regressou ao topo da classificação geral com uma vantagem de +1’30”.

“Substituíram a ferramenta de navegação da organização porque não estava a funcionar e, infelizmente, no segundo quilómetro da especial, ela disparou. Não pude fazer outra coisa senão acelerar e tentar recuperar para atacar o piloto da frente. Consegui alcançá-lo no trigésimo quilómetro e depois segui-o. Infelizmente, sem conseguir navegar, perdemo-nos e perdemos uma hora para encontrar o caminho novamente. O lado positivo é que, no entanto, consegui recuperar a distância que tinha do meu principal rival e assim voltei ao primeiro lugar na classificação. Agora aproveitamos o dia de descanso para nos prepararmos da melhor maneira possível e darmos tudo de nós na sexta etapa .” Disse Jacopo Cerutti.

Depois de concluída a etapa marroquina do Africa Eco Race, todos os concorrentes beneficiam agora de um dia de descanso antes de se dirigirem para a Mauritânia para a Etapa 6, a 6 de janeiro, com uma especial de 172 km e mais de 531 km de ligações, entrando no coração do deserto do Sahara Ocidental.

Classificação geral (após 5 etapas)

1. Jacopo Cerutti (APRILIA TUAREG) 20h57m40

2. Alessandro Botturi (YAMAHA XTZ690) +1:30

3. Francesco Montanari (APRILIA TUAREG) +1h22m22

4. Borne Guillaume (HUSQVARNA 450 FR) +1h26m19

5. Pal Anders Ullevalseter (KTM 450 RALLY) +1h36m44

6. Nicolas Charlier (YAMAHA XTZ690) +1h51m35

7. Joan Pedrero (HARLEY DAVIDSON PANAMERICA) +1h54m08

8. Guillem Martinez Boronat (KTM RALLY 450) +1h54m11

9. Mathieu Liebaert (KTM RALLY REPLICA) +1h57m40

10. Marco Menichini (APRILIA TUAREG 660) +2h08m46