Africa Eco Race: Desafio de 5.903 kms do Mónaco ao Lago Rosa

By on 27 Dezembro, 2024
Africa Eco Race: Desafio de 5.903 kms do Mónaco ao Lago Rosa thumbnail

O Africa Eco Race, o maior rali transfronteiriço do mundo, começa este domingo 28 de dezembro, ligando o Mónaco ao mítico Lago Rosa em Dakar, no Senegal. Ao todo serão percorridos 5.903 km, dos quais 3.572 km de especiais cronometradas, passando por Marrocos, Mauritania, e Senegal – passagens habituais do antigo Rally Dakar.

A categoria de duas rodas será muito disputada com 78 pilotos, incluindo 28 na categoria Xtreme Rider by Motul, dedicada aos participantes “malle moto”. Esta categoria, totalmente reservada, destaca os pilotos que enfrentam o rali sem assistência técnica externa, gerindo a manutenção da sua moto de forma independente.

 Há vários pilotos que merecem ser acompanhados de perto nesta 16ª edição do AEC. O piloto italiano Jacopo Cerutti, vencedor em 2024 com a sua Aprilia Tuareg, vai regressar para defender o seu título. Alessandro Botturi e Pol Tarres, que terminaram em 2º e 3º no ano passado, vão voltar a representar a Yamaha, com o objetivo de trazer mais uma vitória para a marca. A lenda norueguesa Pål Anders Ullevålseter, duas vezes vencedor do Africa Eco Race e três vezes vice-campeão, também regressa às pistas africanas.  O italiano Matteo Bottino, acabado de vencer o Campeonato da Taça da Europa de Ralis FIM 2024, será outro candidato a ter em conta quando alinhar com o seu KOVE 800X Rally LS. Este evento marca a estreia da máquina, com a marca a ter grandes ambições no rally raid.

O francês Eric Bernard também se juntará à competição, com o objetivo de ter um forte desempenho. Bernard, que conta com 17 participações no Dakar, regressa às pistas africanas 27 anos depois do seu primeiro Paris-Dakar.

Na Mauritânia, estes “Raiders” terão a companhia de um convidado especial: Stéphane Peterhansel, uma lenda do rally raid com várias vitórias no Dakar. O francês regressará às pistas africanas numa Yamaha, revisitando o terreno que forjou o seu legado.

“Reunimos mais de 150 homens e mulheres apaixonados, sem contar com as equipas de apoio, prontos para embarcar numa aventura extraordinária e numa competição excecional através de Marrocos, da Mauritânia e do Senegal. Espera-os o percurso concebido pelas nossas equipas de reconhecimento e de organização, com as suas paisagens incríveis, populações locais queridas, desafios e terrenos difíceis. A chegada ao Lac Rose em Dakar, prevista para 12 de janeiro de 2025, celebrará uma aventura humana e desportiva extraordinária”. Jean-Louis Schlesser, Diretor do Africa Eco Race