Africa Eco Race, Etapa 7: Botturi aproxima-se de Cerutti na Mauritânia
A caravana do Africa Eco Race prossegue a sua caminhada rumo a Dakar, com Alessandro Botturi (Yamaha) a apenas 1 minuto de Jacopo Cerutti (Aprilia) que lidera o rali desde o início.
Após o dia de descanso, na madrugada de segunda-feira, 8 de janeiro, os concorrentes do Africa Eco Race tinham um percurso de 370 km para completar até à fronteira marroquina. Um típico buffet marroquino aguardava todos antes de deixarem o país e cruzarem a Terra de Ninguém para a Mauritânia.
Depois de passar pela alfândega e completar uma ligação de 30 km, os concorrentes desta 15ª edição partiram de Boulanouar para a etapa especial de 205 km até ao acampamento Chami. Foi um início ideal para a segunda semana do rali, que os viu descobrir as pistas arenosas.
TRIUNFO DE POL TARRES
Mais uma vez, os três mais rápido pilotos de moto estiveram juntos na batalha, que desta vez foi a favor de Pol Tarres. Ao guiador da sua Yamaha 700 Ténéré, o piloto de Andorra bateu a Aprilia 660 Tuareg do italiano Jacopo Cerutti por 01m07s e o companheiro de equipa Alessandro Botturi por 01m52s.
Com a 2ª vitória, Tarres recuperou o segundo lugar da geral, mas a liderança ainda era de Cerutti, enquanto Botturi subiu para 3º. Mas as diiferença entre os pilotos da Yamaha iam dimunuindo para o líder com a Aprilia.
Na categoria 450, Guillaume Borne, a revelação das etapas iniciais, caiu no km 8 da especial. O franco-marroquino lesionou-se no ombro e nas costelas, sendo levado ao hospital em Nouakchott para mais exames. O piloto #125 da Husqvarnaoferece assim a liderança a Giovanni Gritti (Honda), filho de Alessandro Gritti, uma verdadeira lenda do motociclismo off-road na Itália, fez o 7º tempo mais rápido do dia. O italiano ficou com uma vantagem na geral de mais de 45 minutos sobre Alexandre Vaudan. Sexto em Chami, o piloto suíço passou a liderar a categoria ROOKIE RIDERS BY ACERBIS , criada para premiar os recém-chegados a um grande rali.
BOTTURI FICA A 1 MINUTO DE CERUTTI
Já em solo da Mauritânia, a 7ª etapa (Chami-Chami) contou com uma especial em loop de 453 km, tirada que podia causar alguns danos à classificação, tanto nas motos, onde muitos pilotos perdem waypoints, como nas quatro rodas.
Mais uma vez a batalha principal foi travada entre as motos de dois cilindros. Mas, pela primeira vez, um dos três líderes da corrida faltou na chegada. Pol Tarres após problemas de escape na sua Yamaha 700 Tenere, cruzou a linha de chegada quase 13 minutos depois de Alessandro Botturi , o vencedor do dia. Nas hostes da Aprilia, as coisas também não correram melhor: Jacopo Cerutti, que esteve muito perto com problemas de navegação no final do percurso teve uma queda, felizmente sem gravidade para ele e a sua Aprilia 660 Tuareg. Como resultado, Botturi está agora apenas um minuto atrás de Cerutti na classificação geral.
Joan Garcia Pedrero, piloto da HD Pan Pan America 1250 sofreu um problema na bomba de combustível, preferiu não correr riscos e evitou as dunas. Ainda assim, conseguiu chegar ao fim e, apesar de algumas horas de penalização, continua na corrida.
Hoje, quarta-feira, 10 de janeiro, a caravana do Africa Eco Race seguirá para leste em direção à aldeia de Amodjer. A etapa especial de 390 km é 100% areia, o que pode ser complicado dado o calor atual na Mauritânia, que ultrapassa os 30 graus.
Classificação geral (após 7 etapas)
1º CERUTTI Jacopo (APRILIA RACING GCORSE) 26h56m09s
2º BOTTURI Alessandro (YAMAHA TÉNÉRE WORLD RAID TEAM), + 01:00 minutos
3º TARRES Pol ((YAMAHA TÉNÉRE WORLD RAID TEAM), + 28:10
4º GRITTI Giovanni (RS MOTORACING TEAM HONDA OIL), + 03:10:14
5º VAUDAN Alexandre (CASTEAU TROPHY KTM), + 03:38:05
(…)
Nota: Estão 41 concorrentes em prova
0 comentários