Dakar 2023: A edição mais dura de sempre na Arábia Saudita
No dia 15 de janeiro terminou a 45ª edição do rally mais duro do mundo, que também foi um dos mais exigentes de sempre na Arábia Saudita. Chuva, frio, lamaçais profundos, nada assim se viu nos três últimos anos, o que não impediu noventa pilotos das motos de alcançar a linha de chegada junto ao Golfo Pérsico.
Os participantes tiveram que percorrer quase 4.000 km de etapas especiais e mais 4.500 km de ligações nos 15 dias de corrida. Só isso já é um desafio, mas o percurso e as condições climáticas da quarta edição na Arábia Saudita foram extremas. Temperaturas congelantes à noite são bastante comuns no deserto, mas o dia também foi extraordinariamente frio; o termómetro às vezes não subia acima dos dez graus Celsius. Além disso, choveu frequentemente, os percursos eram difíceis e muitos participantes atolavam-se na lama e chegavam ao acampamento com hipotermia.
É ainda mais surpreendente que 90 pilotos na categoria de motocicleta ainda tenham visto a linha de chegada no domingo. Alguns deles não puderam participar da cerimónia de pódio, porque na verdade já estavam eliminados da classificação por excesso de tempo.
Outro facto incrível é a fiabilidade das motoss. As equipas de topo notaram apenas pequenos defeitos, como fugas nas condutas de combustível ou no circuito da água de refrigeração. E até a recém-chegada Kove Moto da China trouxe as três motos ao longo da distância sem nenhum incidente técnico.
Embora a KTM tenha vencido o Dakar 2023 com Kevin Benavides, o maior número de vitórias em etapas foi para os pilotos da Honda, ou seja, quatro. Com três vitórias diárias cada, a Pierer Mobility AG com as marcas KTM e Husqvarna entrou nas estatísticas, e a GASGAS contribuiu com outro triunfo. O fabricante indiano Hero também completou um Dakar com sucesso, com duas vitórias em etapas.
O piloto com mais vitórias em etapas foi Luciano Benavides, irmão de Kevin. O argentino da equipa de fábrica da Husqvarna impressionou com três vitórias. Duas vitórias foram conquistadas por Kevin Benavides e Ross Branch (Hero).
0 comentários