Dakar 2025, Análise +Vídeo: Conseguirá Sanders segurar a liderança nas 48H Chrono?
Disputada a primeira etapa, o Dakar 2025 confirmou ontem o seu primeiro líder, Daniel Sanders, com três construtores diferentes colocados no Top 3: KTM, Honda e Hero.
O Chucky, Ricky Brabec e Ross Branch estão na luta… a pouco mais de dois minutos do líder, Skyler Howes e Tosha Schareina também. ambos a cerca de cinco minutos de Sanders. No entanto, muita coisa pode mudar nos dois próximos dias. Na etapa Chrono 48H de domingo, quando o relógio bater as cinco horas da tarde os participantes terão de parar na próxima das seis áreas de descanso que se encontram no percurso da especial. Os pilotos ficarão isolados do mundo acampando sob o céu estrelado depois de partilhar um jantar com os adversários.
Aqui, a essência do Dakar deverá vir ao de cima, pelo menos esse é o objetivo da ASO que introduziu esta nova fórmula em 2024.
Na manhã seguinte, segunda-feira, as ordens dos participantes serão dadas ao amanhecer em cada área de descanso, mas a segunda parte da etapa Chrono de 48 horas acontecerá em terreno mais variado no Norte de Bisha. Embora as dunas não sejam tão assustadoras, a dificuldade permanecerá praticamente inalterada. A maioria dos participantes enfrentará cerca de cem quilómetros de dunas todos os dias. O ‘menu’parece tentador, mas não é: cada concorrente deve poupar a sua moto ao máximo neste dois dias – a manutenção das motos tem de ser assegurada pelos pilotos.
Em resumo, não basta ser rápido ou um expert na navegação, é preciso muito mais que isso, e é aí que entram as minhas dúvidas sobre Sanders. Ricky Brabec que é uma ‘velha raposa do deserto’, ou mesmo Ross Branch que sabe poupar muito bem a moto, estão prontos para seguir na peugada do jovem australiano. Veremos o resultado.
0 comentários