Dakar 2025: Bruno Santos rodou regularmente no Top 15 e foi 2º nas Rally 2
Bruno Santos teve, na etapa inaugural do Rally Dakar, um desempenho altamente positivo pese ter perdido na parte final da etapa cerca de 15 minutos fruto de um erro de navegação devido ao muito pó que se fazia sentir.
O piloto inscrito com as cores das Frutas Patrícia Pilar rodou entre as posições 12 e 14 durante mais de 300 quilómetros, sendo ainda o 2º da classificação Rally 2. O tempo perdido pelo piloto apoiado pela Momento TT relegou-o para uma posição mais atrasada, mas que face ao andamento evidenciado será previsível que possa regressar às posições dianteiras.
“Comecei o dia muito bem, mas o facto de termos saído de minuto a minuto e tendo à minha frente muitos pilotos que eram menos rápidos do que eu, acabou por ser complicado. Havia muito pó e não dava para passar. As pistas eram fechadas e as oportunidades para passar era quando algum piloto cometia algum erro. Foi assim que fui passando muitos pilotos e fui-me sempre sentido muito bem.”
“Depois do reabastecimento apanhei um grupo de três pilotos e o pó tornou-se mais intenso. Numa zona onde havia rodeiras da passagem dos camiões no prólogo, eles enganaram-se e eu também não consegui ver onde estava a saída da pista já que o pó nessa altura era descomunal. Havia muitos caminhos e devo ter perdido cerca de um quarto de hora até reencontrar a pista certa. Uma situação que deitou por terra a excelente prova que estava a fazer, pelo que agora fiquei a saber quando cheguei ao Bivouac ” referiu Bruno Santos.
Nos próximos dois dias disputa-se a etapa crono de 48 horas introduzida pela primeira vez na edição de 2024. Quando forem cinco horas da tarde os participantes terão de parar na próxima das seis áreas de descanso que se encontram no percurso da especial. Os pilotos ficarão isolados do mundo acampando sob o céu estrelado depois de partilhar um jantar com os adversários. Na manhã seguinte, as ordens dos participantes serão dadas ao amanhecer em cada área de descanso, mas a segunda parte da etapa crono de 48 horas acontecerá em terreno mais variado no Norte de Bisha. Embora as dunas não sejam tão assustadoras, a dificuldade permanecerá praticamente inalterada. A maioria dos participantes enfrentará cerca de cem quilómetros de dunas todos os dias.
0 comentários