Dakar 2025: Dobradinha da KTM na sétima etapa
Daniel Sanders, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistou a sua quarta vitória na sétima etapa do Rali Dakar 2025, aumentando a sua vantagem na geral para mais de 15 minutos – a maior margem até à data. O piloto de Rally2 Edgar Canet superou um problema inicial com o roadbook, recuperando para garantir um impressionante segundo lugar na geral da etapa – o melhor resultado para um piloto de Rally2 este ano. Edgar lidera agora a categoria Rally2 com 21 minutos de vantagem. Luciano Benavides fez mais uma prova forte, terminando em sexto na etapa e subindo para quinto na classificação geral.
Daniel Sanders: “Foi uma etapa muito rápida e técnica no início, enquanto estava a chover. Mantive-me concentrado durante todo o dia porque a navegação era complicada, por isso foi um dia muito melhor para mim. Ajustámos a moto para se adaptar melhor à areia, o que ajudou muito nas dunas. Sinto-me confiante e, como equipa, estamos a fazer tudo o que podemos para nos colocarmos na melhor posição possível para manter a liderança nas restantes etapas.”
Apesar de ter mostrado um ritmo alucinante na especial cronometrada da sétima etapa, o dia de Edgar Canet não foi nada fácil. Forçado a parar devido a um problema com o seu tablet digital de roadbook, Edgar perdeu quase uma hora e meia à espera de um tablet de substituição. No entanto, o contratempo de Canet apenas o animou ainda mais, uma vez que ele correu para um sensacional segundo lugar, uma vez que o tempo perdido lhe foi reatribuído, marcando o melhor resultado de um piloto de Rally2 este ano. O jovem espanhol aumentou a sua vantagem na classificação geral para uns confortáveis 21 minutos e solidificou a sua posição no 10º lugar da geral, diminuindo gradualmente a diferença para os pilotos da frente.
Edgar Canet: “Tive um problema com o meu tablet de roadbook desde o início, mas consegui chegar à primeira paragem para reabastecimento ao quilómetro 89, seguindo as linhas dos pilotos da frente. Tive de esperar mais de uma hora para trocarem o meu tablet, mas depois disso senti-me muito bem na bicicleta e gostei do resto da especial. Estou contente com a minha condução e estou a adorar cada parte da experiência do Dakar!”
Mantendo a sua impressionante forma na segunda semana de corridas, Luciano Benavides teve mais um forte desempenho na exigente etapa de 708 quilómetros em torno de Al Duwadimi. Começando a meio do pelotão, o argentino esforçou-se muito e concentrou-se numa navegação precisa durante toda a etapa. Apesar de um pequeno erro a 70 quilómetros da especial, Luciano recuperou rapidamente, registando tempos competitivos em cada ponto de controlo e terminando em sexto lugar. O sólido resultado de Benavides coloca-o em quinto lugar na classificação geral provisória, enquanto continua a aproximar-se dos líderes do rali, etapa após etapa.
Luciano Benavides: “A sétima etapa foi novamente muito longa, mas até agora tem sido uma das minhas etapas favoritas em termos de terreno, pois tinha uma mistura de tudo. Estou muito contente com a mota e com a minha velocidade, mas cometi um erro de navegação no início da etapa e depois disso tive de me esforçar muito para recuperar o tempo perdido. Estou satisfeito com o meu resultado e estou ansioso pelo resto da semana.”
A oitava etapa do Dakar vai desafiar os pilotos com uma distância total de 733 quilómetros, incluindo 483 quilómetros de especiais cronometradas disputadas contra o relógio.
Resultado da Etapa 7
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:10:33
2. Edgar Canet (ESP), KTM, 4:14:09 +3:36
3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 4:14:20 +3:47
4. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 4:16:00 +5:27
5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 4:17:29 +6:56
Classificação geral (após 7 de 12 etapas)
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 39:29:22
2. Tosha Schareina (ESP), Honda, 39:44:55 +15:33
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 39:55:29 +26:07
4. Ricky Brabec (USA), Honda, 40:02:41 +33:19
5. Luciano Benavides (ARG), KTM, 40:06:54 +37:32
0 comentários